Há exatos 15 anos, em 18 de outubro de 2009, o inglês Jenson Button conquistava o título de pilotos no Mundial de Fórmula 1, ao terminar em quinto lugar o GP do Brasil, disputado em Interlagos.
Com os 89 pontos alcançados na prova paulistana (naquele ano a vitória rendia dez e não 25 pontos ao vencedor), Button não poderia ser alcançado na etapa restante, duas semanas depois, em Abu Dhabi.
Button, que estreou na F1 em 2000 pela Williams-BMW, teve um ano espetacular com o carro #22 da Brawn-Mercedes, único ano da equipe comandada por Ross Brawn, que adquiriu a divisão da Honda na categoria e em 2010 passou às mãos da Mercedes.
A Brawn alcançou oito vitórias na temporada (seis de Button e duas de Rubens Barrichello). Rubens disputou o título até a corrida disputada em Interlagos, mas acabou superado por Sebastian Vettel (Red Bull), que ficou com o vice-campeonato.
A prova que sacramentou o título em favor de Button teve Rubens Barrichello na pole, fazendo um treino de classificação com pista molhada, uma das especialidades do atual campeão da Stock Car. É bom lembrar que Rubens largou com o carro mais leve, o que o obrigou a uma parada prematura para reabastecimento.
Porém, na prova, Rubens não conseguiu um ritmo consistente para acompanhar o ritmo da Red Bull de Mark Webber e da BMW Sauber de Robert Kubica. Além disso, um furo de pneu no final tirou sua real chance de subir ao pódio, em terceiro.
Por sua vez, Button guiou de maneira agressiva a partir do modesto 14º lugar obtido no treino classificatório, e soube se aproveitar das interrupções de prova que obrigaram o acionamento do carro de segurança.
Depois de conquistar o título pela Brawn, Jenson Button foi contratado pela McLaren em 2010, onde permaneceu até 2016 de forma regular e fez uma única prova em 2017, substituindo Fernando Alonso em Mônaco, ocasião em que o espanhol estava disputando as 500 Milhas de Indianápolis.
Pela McLanen, Button, hoje competindo no WEC, venceu mais oito GPs, o último deles o do Brasil em 2012, totalizando 15 triunfos na categoria.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
27/04/2025Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
27/04/2025Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
27/04/2025De olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
27/04/2025Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
26/04/2025