Suíço teve uma passagem inusitada durante o fim de semana do GP do Brasil de 1973

Suíço teve uma passagem inusitada durante o fim de semana do GP do Brasil de 1973

Há exatos dez anos morria o suíço Clay Regazzoni, piloto que competiu na Fórmula 1 entre 1970 e 1980.

Regazzoni, um dos bons pilotos de sua geração, teve como melhor performance a temporada de 1974, quando foi vice-campeão (pela Ferrari), apenas três pontos atrás de Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford).

Pela F1 disputou 132 GPs, vencendo cinco e conquistando cinco poles. Competiu por Ferrari, BRM, Ensign, Shadow e Williams.

Sua morte aconteceu em 15 de dezembro de 2006, dia em que ele bateu seu Chrysler Voyager frontalmente a um caminhão na estrada A1, próxima à cidade de Parma, na Itália. Ele tinha 67 anos.

Assim ficou o Chrysler Voyager de Clay Regazzoni após impacto frontal com um caminhão próximo a Parma, em 12 de dezembro de 2016. Foto: Divulgação

 

O ACIDENTE NA F1 QUE O DEIXOU PARAPLÉGICO

O carro de Regazzoni era adaptado, uma vez que ele havia perdido os movimentos da cintura para baixo em um acidente durante o GP dos Estados Unidos de 1980, em Long Beach, ocasião em que seu carro (um Ensign) sofreu uma avaria nos freios e ele bateu contra a Brabham do italiano Ricardo Zunino, que estava encostada em uma área de escape.

Sua coluna vertebral foi lesionada. Ele passou por diversas cirurgias mas não voltou a andar, passando a exercer a função de comentarista de Fórmula 1 e ativo participante em debates e ações em prol das pessoas portadoras de deficiências físicas.

Ainda assim, apesar da limitação, chegou a disputar diversas provas de rali com carros adaptados, incluindo uma participação no antigo Rali Paris-Dakar.


 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE INSCREVER NO CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR, WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

 

 

 

 

OUTRO ACIDENTE: GUIANDO UM MAVERICK, NO CENTRO DE SÃO PAULO

Em 1973, trabalhando na Rádio Jovem Pan, Milton Neves testemunhou o inusitado acidente de Clay Regazzoni, que não aconteceu em Interlagos, durante o GP do Brasil, mas no centro da cidade de São Paulo, quando o suíço seguia para o Hotel Hilton na Avenida Ipiranga.

"Em 1973, logo depois da Ford ter lançado o Maverick, a fábrica forneceu um modelo para cada um dos pilotos e chefes de equipe que vieram disputar o Grande Prêmio do Brasil em Interlagos, para que eles circulassem pela cidade. Eu estava acompanhado do amigo Dulcinei Marras, fazendo a cobertura da corrida para a Jovem Pan. Fomos de ônibus até o centro da cidade, no Hotel Hilton, na avenida Ipiranga, onde estavam os pilotos. Era uma manhã calma de sábado, silenciosa, quando de repente ouvimos um `cantar de pneus´ e um barulho feio de batida. Fomos ver o que tinha acontecido. Era o Clay Regazzoni em seu Ford-Maverick, que bateu em uma árvore, mas felizmente  ele saiu  tranquilamente do carro, deu uma limpada na roupa e foi a pé mesmo para o Hilton. Pena que eu não tinha uma máquina fotográfica naquele momento, mas é uma imagem que ficou em minhas retinas, de um tempo romântico do automobiismo, com os pilotos muito mais acessíveis do que hoje em dia", lembra Milton Neves.

Foi com um Ford Maverick parecido com este, de 1973, que Clay Regazzoni se acidenteou no centro de São Paulo. Foto: Ford/Divulgação

E COMO FOI O DESEMPENHO DE REGAZZONI NAQUELE GP DO BRASIL, APÓS O ACIDENTE COM O MAVERICK?

E vale a informação: Clay Regazzoni, então piloto da BRM V12, terminou o GP do Brasil de 1973 na sexta colocação, prova vencida por Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford). No pódio, também estavam o escocês Jackie Stewart e o neozelandês Denny Hulme, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Depois do acidente na avenida Ipiranga, Regazzoni foi a Interlagos e disputou o GP do Brasil com este BRM, terminando a prova (vencida por Emerson Fittipaldi) em sexto lugar. Foto: Divulgação

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE CLAY REGAZZONI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time