Há exatos três anos, na manhã de 6 de julho de 2019, Rubens Barrichello sentiu o doce sabor de voltar a guiar o carro da Brawn-GP equipado com motor Mercedes, modelo com o qual disputou a temporada de 2009 da Fórmula 1. Foi durante o Festival de Goodwood, na Inglaterra.
Com este carro, Barrichello conseguiu duas vitórias (no GP da Europa em Valência e no GP da Itália em Monza), terminado o campeonato de 2009 em terceiro lugar.
Atualmente com 53 anos, competindo na Stock Car, pela Full Time Sports (pela qual foi campeão em 2014 e 2022), Barrichello rivalizou com o companheiro de equipe Jenson Button na busca pelo título de 2009 na F1, mas o britânico teve um começo de ano impecável, o que acabou sendo determinante para o resultado final, que ainda contou com a evolução da Red Bull, a ponto de Sebastian Vettel ter ficado em segundo lugar.
A Brawn nasceu da desistência da Honda ao término de 2008. Com o projeto praticamente concluído, Ross Brawn acabou assumindo o controle do time e conseguiu o fornecimento de motores da Mercedes.
Além do propulsor potente e confiável e um chassi muito equilibrado e eficiente, o chamado "pulo do gato" do BGP 001 ficou por conta do difusor duplo, na traseira, solução aerodinâmica que aumentava o dowforce (pressão aerodinâmica) e que foi contestada por diversas equipes, mas depois devidamente aprovada pela FIA (Federação Internacional de Automobiilismo) e copiada pelos concorrentes.
Clique aqui e veja uma entrevista exclusiva de Rubens Barrichello ao Portal Terceiro Tempo falando sobre o primeiro teste que fez com Brawn-GP em 2009 e outros detalhes daquela temporada e de sua carreira.
ABAIXO, RUBENS BARRICHELLO EM 6 DE JULHO DE 2019 NO FESTIVAL DE GOODWOOD (INGLATERRA) GUIANDO A BRAWN-GP COM MOTOR MERCEDES
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
06/07/2025F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
06/07/2025Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
06/07/2025Mundial de Clubes da FIFA: Aqui é Brasil! Por Ricardo Setyon
06/07/2025Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão
06/07/2025