Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona há 26 anos. Foto: Divulgação

Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona há 26 anos. Foto: Divulgação

Há exatamente 26 anos, sob chuva, após ter largado em terceiro lugar, o alemão Michael Schumacher vencia sua primeira corrida a bordo de uma Ferrari, no GP da Espanha, em Barcelona, sétima vez que guiava pela esquadra de Maranello.

Portando o número 1 em seu carro naquele 2 de junho de 1996, em razão do título que trazia da Benetton do ano anterior, e também do outro (foi campeão em 1994 e 1995), Schumacher, então com 27 anos, devolveu a Ferrari após o topo do pódio após quase um ano. O último triunfo do time italiano havia sido no GP do Canadá de 1995, na única vitória do francês Jean Alesi na Fórmula 1.

No pódio, ao lado de Schumacher, que havia largado na segunda fila, em terceiro lugar, estavam justamente Jean Alesi (Benneton-Renault) e o canadense Jacques Villeneuve (Williams-Renault), que fazia seu ano de estreia na F1.

A prova também marcou o primeiro ponto conquistado pelo brasileiro Pedro Paulo Diniz, então na Ligier-Mugen-Honda. Outros dois brasileiros participaram daquela corrida: Rubens Barrichello (Jordan-Peugeot), que chegou a brigar pela segunda colocação quando teve quebra no diferencial, e Ricardo Rosset (Footwork-Hart), que bateu.

A Ferrari não tinha o melhor carro na temporada em que Schumacher estreou pela escuderia italiana, nem era a favorita à vitória na Espanha, mas o alemão contou com erro do pole Damon Hill, que rodou com sua Williams-Renault e abandonou na volta 16.

Aliás, a Williams dominou o campeonato de 1996, com Damon Hill conquistando o título e Villeneuve terminando como vice-campeão.

Schumacher, que venceu mais duas corridas naquele ano (Bélgica e Itália), fechou a temporada em terceiro lugar, com 59 pontos, 38 a menos que o campeão Hill.

FANTÁSTICO NA FERRARI

Ao todo, Schumacher venceu 72 provas pela Ferrari, entre 1996 e 2006. Antes, ganhou 19 GPs pela Benetton, totalizando 91 conquistas, recorde que foi superado pelo britânico Lewis Hamilton, que hoje soma 103 vitórias.

O ano de 2006 marcou sua primeira despedida das pistas da F1.

COADJUVANTE NA MERCEDES

Michael Schumacher retornou à F1 em 2010 pela Mercedes, onde competiu até 2012, mas sem o brilho de antes. Neste período conquistou um único pódio, no GP da Europa de 2012, disputado em Valência, na Espanha.

Pela Mercedes, Schumacher terminou todos os três campeonatos que disputous atrás de seu companheiro de equipe, o compatriota Nico Rosberg.

Em 2010 foi o 9º (Rosberg, o 7º). Em 2011 ficou em 8º (Rosberg terminou em 7º), e em 2012 ficou mais atrás, em 13º (Rosberg fechou em 9º).

SITUAÇÃO DIFÍCIL

Atualmente com 53 anos, sua situação de saúde é uma incógnita após o gravíssimo acidente que sofreu em uma pista de esqui na França, em 29 de dezembro de 2013. Ele ficou em coma por mais de cinco meses, após bater a cabeça contra uma pedra.

A família do ex-piloto, heptacampeão mundial de Fórmula 1, não divulga maiores informações sobre seu estado clínico.

No dia 8 de setembro de 2021, em uma prévia de lançamento do documentário "Schumacher", da Netflix, foi divulgado um trecho, exibido no programa Télé-Loisirs, com um depoimento de Corinna, sua esposa.

“Nunca culpei Deus pelo que aconteceu. Foi só azar, já que podia ter acontecido com qualquer um. É claro que sinto falta dele todos os dias, mas não sou a única a sentir falta dele. As crianças, a família, o pai dele, todos ao redor. Todos sentem falta de Michael”, comentou a esposa de Michael Schumacher, que arrematou.

“Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael. Estamos vivendo nossas vidas. Aquilo que é ´privado é privado´, como ele sempre disse, e é muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada o máximo possível”, ponderou Corinna.

É casado com Corinna Betsch, com quem teve dois filhos: Gina-Maria, atualmente com 25 anos, e Mick Schumacher, de 23 anos, atualmente piloto da Haas na Fórmula 1.


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa