O ex-centroavante Gaúcho, que morreu na noite da última quinta-feira (17), vítima de câncer na próstata, viveu seu momento mais glorioso no futebol na noite de 17 de novembro de 1988, ocasião em que foi para o gol do Palmeiras após a contusão sofrida por Zetti, o titular da meta alviverde., que sofreu fratura na tíbia da perna direita, em choque com o centroavante Bebeto.
Ênio Andrade, então treinador do Verdão, já havia feito as duas subsituições, razão pela qual o atacante foi para a meta, em jogo válido pelo segundo turno do Brasileirão de 1988, que acabou 1 a 1 no tempo regulamentar e foi para decisão por pênaltis. O Palmeiras, aliás, vencia a partida por 1 a 0 (gol de Mauro). Mas aos 46 do 2º tempo, já com Gaúcho no gol, Zico cruzou para Bebeto deixar tudo igual. O improvisado goleiro, teve ótimas passagens justamente pelos dois clubes, não teve culpa no gol e acabou se consagrando nas cobranças de pênaltis.
O JOGO QUE MARCOU A CARREIRA DE GAÚCHO, FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS NO TEMPO NORMAL, DISPUTADO EM 17 DE NOVEMBRO DE 1988, NO MARACANÃ. GAÚCHO DEFENDEU DOIS PÊNALTIS E TAMBÉM MARCOU O SEU, SOBRE O TAMBÉM FALECIDO GOLEIRO ZÉ CARLOS. A REPORTAGEM É DE MARCELO REZENDE E A NARRAÇÃO (NOS PÊNALTIS) É DE GALVÃO BUENO, PELA GLOBO.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS (COPA UNIÃO/CAMPEONATO BRASILEIRO - 2º TURNO)
DATA: 17 de novembro de 1988
Local: Maracanã-RJ
Público: 14.638
Árbitro: Nei Andrade Nunesmaia (BA)
Gols: Mauro (Palmeiras) e Bebeto (Flamengo)
Expulsão: Denys (Palmeiras)
FLAMENGO:
Zé Carlos, Xande (Renato), Aldair, Darío Pereyra e Leonardo; Delacir, Aíton e Zico; Sérgio Araújo, Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.
PALMEIRAS:
Zetti, Zanata, Toninho, Heraldo e Denys; Lino (Amauri), Gérson Caçapa e Bandeira; Tato, Sílvio (Gaúcho) e Mauro. Técnico: Ênio Andrade.
Ficha técnica de acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GAÚCHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
Saudade: Há cinco anos morria o jornalista João Bosco Tureta
06/09/2025Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
06/09/2025F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid
06/09/2025Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
06/09/2025Parabéns, Breitner! Um dos mais completos jogadores da Alemanha comemora 74 anos
05/09/2025