Improvisado no gol, saudoso atacante teve uma noite histórica no Maracanã em 1988

Improvisado no gol, saudoso atacante teve uma noite histórica no Maracanã em 1988

O ex-centroavante Gaúcho, que morreu na noite da última quinta-feira (17), vítima de câncer na próstata, viveu seu momento mais glorioso no futebol na noite de 17 de novembro de 1988, ocasião em que foi para o gol do Palmeiras após a contusão sofrida por Zetti, o titular da meta alviverde., que sofreu fratura na tíbia da perna direita, em choque com o centroavante Bebeto.

Ênio Andrade, então treinador do Verdão, já havia feito as duas subsituições, razão pela qual o atacante foi para a meta, em jogo válido pelo segundo turno do Brasileirão de 1988, que acabou 1 a 1 no tempo regulamentar e foi para decisão por pênaltis. O Palmeiras, aliás, vencia a partida por 1 a 0 (gol de Mauro). Mas aos 46 do 2º tempo, já com Gaúcho no gol, Zico cruzou para Bebeto deixar tudo igual. O improvisado goleiro, teve ótimas passagens justamente pelos dois clubes, não teve culpa no gol e acabou se consagrando nas cobranças de pênaltis.

O JOGO QUE MARCOU A CARREIRA DE GAÚCHO, FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS NO TEMPO NORMAL, DISPUTADO EM 17 DE NOVEMBRO DE 1988, NO MARACANÃ. GAÚCHO DEFENDEU DOIS PÊNALTIS E TAMBÉM MARCOU O SEU, SOBRE O TAMBÉM FALECIDO GOLEIRO ZÉ CARLOS. A REPORTAGEM É DE MARCELO REZENDE E A NARRAÇÃO (NOS PÊNALTIS) É DE GALVÃO BUENO, PELA GLOBO.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS (COPA UNIÃO/CAMPEONATO BRASILEIRO - 2º TURNO)
DATA: 17 de novembro de 1988
Local: Maracanã-RJ
Público: 14.638
Árbitro: Nei Andrade Nunesmaia (BA)
Gols: Mauro (Palmeiras) e Bebeto (Flamengo)
Expulsão: Denys (Palmeiras)

FLAMENGO:

Zé Carlos, Xande (Renato), Aldair, Darío Pereyra e Leonardo; Delacir, Aíton e Zico; Sérgio Araújo, Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.

PALMEIRAS:

Zetti, Zanata, Toninho, Heraldo e Denys; Lino (Amauri), Gérson Caçapa e Bandeira; Tato, Sílvio (Gaúcho) e Mauro. Técnico: Ênio Andrade.

Ficha técnica de acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE GAÚCHO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time