Raposa precisa vencer e secar o Vozão na última rodada do Brasileiro. Foto: Pedro Chaves/ Lightpress/ Cruzeiro

Raposa precisa vencer e secar o Vozão na última rodada do Brasileiro. Foto: Pedro Chaves/ Lightpress/ Cruzeiro

O Campeonato Brasileiro 2019 tem praticamente todos os cenários definidos. Uma briga, porém, ainda atrai os holofotes e será decidida apenas na rodada derradeira: o último time rebaixado para a Série B. Restando apenas uma vaga na primeira divisão para 2020, duas equipes lutam para se manter na elite, Ceará e Cruzeiro.

Enquanto o Vozão ocupa a 16ª posição na tabela (primeiro time fora do Z4) com 38 pontos e tem 20¢ de chances de ser rebaixado segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a Raposa está em 17º, soma apenas 36 pontos e alcançou 80% de chances de cair.

Com a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, nesta quinta-feira (5), o Cruzeiro tem apenas uma chance para evitar o rebaixamento inédito à Série B: vencer o Palmeiras, no Mineirão, e torcer por uma derrota do Ceará diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos. As duas partidas serão às 16h do próximo domingo (8). Qualquer outra combinação rebaixa o Cruzeiro para a segunda divisão.

O Ceará, por sua vez, pode até ser derrotado que ainda assim permaneceria na Série A. Caso o Cruzeiro não vença o Palmeiras, qualquer resultado manteria o Vozão na primeira divisão, até mesmo um revés diante do Botafogo. Para não depender do time mineiro nessa luta, uma vitória simples ou até mesmo um empate livram os cearenses da degola. Isso porque o Ceará leva vantagem sobre os cruzeirenses no número de vitórias: enquanto a Raposa tem apenas 7 vitórias na competição, o Vozão soma 10 triunfos, então em caso de vitória do Cruzeiro e empate do Ceará, as duas equipes empatariam em pontos, mas o alvinegro levaria vantagem pelo número de vitórias.

Últimas do seu time