Hoje ele é comentarista e apresentador na Band. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Hoje ele é comentarista e apresentador na Band. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Paulista de Santo Antônio de Posse, José Ferreria Neto, o Neto, um dos maiores ídolos da torcida corintiana, completa 50 anos nesta sexta-feira, 9 de setembro.

Hoje comentarista e apresentador na Band, o "Xodó da Fiel", canhnoto que vestiu a camisa 10 dos quatro grandes clubes do futebol paulista,  foi um dos mais exímios cobradores de falta, temido pelos goleiros que o enfrentaram.

Que o diga Gilmar Rinaldi, que apesar do enorme esforço não conseguiu impedir o golaço de Neto da intermediária em 5 de maio de 1991, na vitória do Corinthians contra o Flamengo no Maracanã por 3 a 2, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. VEJA ABAIXO

Jogando pelo Guarani, clube onde começou sua carreira, em 1984, Neto marcou um dos mais lindos gols de sua carreira, justamente diante do Corinthians, na primeira partida da final do Paulistão de 1988, no Morumbi. Neto, que adorava ficar olhando o saudoso Jorge Mendonça cobrar faltas nos treinos do Bugre, desta vez fez um gol com a bola em movimento, de bicicleta., e com o pé direito. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o Corinthians acabou campeão naquele ano, vencendo a final em Campinas, com  gol de Viola, na prorrogação. VEJA ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE, QUE CHAMOU O ENTÃO BUGRINO DE GÊNIO.

Bem, mas se Neto marcou um gol de bicicleta contra seu clube de coração, quando defendeu o Timão conseguiu um feito semelhante, e contra o Guarani, em 1992, empate em 1 a 1 no Pacaembu. E, assim como contra o Corinthians, também o fez com o pé direito. Na comemoração, tirou a camisa e acabou expulso pelo árbitro Ilton José da Costa. VEJA ABAIXO

Em 1990, ano da conquista do Campeonato Brasileiro, primeiro do Corinthians, dois gols importantíssimos de Neto nos jogos que antecederam a final diante do São Paulo, contra o Atlético-MG e Bahia, respectivamente. VEJA ABAIXO.

CONTRA O ATLÉTICO-MG

CONTRA O BAHIA

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NETO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Últimas do seu time