Estreia do Rei aconteceu há 65 anos e virou exposição no memorial do clube

Estreia do Rei aconteceu há 65 anos e virou exposição no memorial do clube

No dia 7 de setembro de 1956, na cidade de Santo André, a história da realeza do futebol começou a ser escrita. Nessa data, o Rei do Futebol, ainda menino, fez sua estreia pelo Santos Futebol Clube.

A estreia de Pelé pelo Peixe completou 65 anos na última terça-feira (7) , claro, foi lembrada pelo clube da Vila Belmiro.

Em comemoração a data, o Peixe preparou uma exposição especial no Memorial das Conquistas do Clube e uma das atrações é uma informação nova: o número utilizado por Pelé em seu primeiro jogo com a camisa alvinegra.

Que o Rei fez história vestindo a camisa de número 10, todo o planeta sabe. O que poucas têm conhecimento é que o então menino de apelido “Gasolina”, de 15 anos, entrou em campo pela primeira vez pelo Peixe utilizando o número de correspondia a sua idade. Com isso, Pelé fez sua primeira partida pelo Santos utilizando o número 15.

CLIQUE AQUI E CONFIRA CENTENAS DE FOTOS DA CARREIRA DE PELÉ

O primeiro jogo de Pelé pelo Santos aconteceu diante do Corinthians de Santo André, na cidade do ABC Paulista, valendo a Taça da Independência, organizada pela prefeitura do município em comemoração ao 7 de setembro. A partida foi disputada no Estádio Américo Guazzelli (hoje demolido) e o Peixe, que era o campeão paulista do ano anterior, venceu por 7 a 1.

Pelé entrou em campo no decorrer do segundo tempo, substituindo o artilheiro Del Vecchio e logo mostraria serviço. Foi no primeiro jogo que Pelé marcou também seu primeiro gol com a camisa alvinegra: aos 34 da segunda etapa, o menino que viria a ser rei marcou o primeiro de seus 1091 gols com o manto santista.

A informação da camisa de Pelé e os itens que ficarão expostos no memorial santista foram alcançados através de uma parceria com o Corinthians de Santo André. A súmula original da partida foi cedida pelo Museu “Dr. Octaviano Armando Gaiarsa”, localizado em Santo André.

O momento histórico por muito tempo foi motivo de orgulho para o goleiro do Corinthians de Santo André. O arqueiro do time do ABC paulista, Zaluar Torres Rodrigues, mandou confeccionar um cartão de visitas com a inscrição: Zaluar – Gol do Rei Pelé – 001. Zaluar faleceu aos 69 anos, em outubro de 1995.

Em homenagem aos 65 anos da estreia de Pelé pelo clube, o Santos fará homenagem também nas camisas dos jogadores. Os jogadores do Peixe estamparão um selo especial na camisa alvinegra destacando a data na partida da equipe neste sábado (11), na Vila Belmiro, diante do Bahia, pelo Brasileirão.

Últimas do seu time