O município de Muzambinho, localizado no Sul de Minas, celebra hoje, 30 de novembro, 141 anos de existência.
Cidade natal de Milton Neves, que habitualmente a cita no rádio, na tevê e em suas mídias escritas, tem sua economia baseada na cafeicutura, pecuária (corte e leite) e no turismo, com destaque para o Carnaval, que reúne milhares de foliões todos os anos.
O nome origina-se das palavras "mocambo" ou "mocambinho", ou seja, as moradias que os negros escravos fugitivos utilizavam.
Foram diversas datas que marcaram a história do município. A primeira delas, 8 de outubro de 1860, quando Cesário Cecílio de Assis Coimbra e o padre Próspero Paoliello elevaram o povoado à categoria de distrito.
Em 12 de novembro de 1878 o distrito tornou-se vila para, enfim, passar à condição de cidade e comarca em 30 de novembro de 1880.
No futebol, Muzambinho e as cidades vizinhas tem muitas histórias e diversos craques.
CLIQUE AQUIe veja uma matéria especial sobre os "craques invisíveis" de Muzambinho e de outros municípios do Sul de Minas.
ABAIXO, VÍDEO COM IMAGENS DE MUZAMBINHO E LOCUÇÃO DE AMAURI JUNIOR PARA O POEMA "MUZAMBINHO", DE GIOVANI ARANTES
Abaixo, vídeo gravado por Celso Miranda em Muzambinho-MG, em 29 de junho de 2014. Na ocasião, Celso fez uma homenagem a Milton Neves, que estava no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes. Veja a reportagem de Celso e a emoção de Milton