Jô e suas "ofensivas"chuteiras verdes. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Jô e suas "ofensivas"chuteiras verdes. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O mundo muda, a sociedade muda, mas o futebol insiste em seguir com tradições um tanto quanto medievais. As piores, evidentemente, são as normalizações da homofobia e do machismo no esporte e a violência nas arquibancadas ou nos arredores do estádio. 

Mas temos outras, digamos, mais infantis, como a “regra" de que torcedores e jogadores não podem de forma alguma usar qualquer peça de vestuário da cor do rival. Bem, é claro que cada usa o que quer e, se um gremista se recusar a vestir vermelho, está no direito dele. Assim como se um colorado decidir banir a cor azul da sua casa. Cada um na sua. 

Mas, convenhamos, os jogadores não têm obrigação alguma de saber dessas tais “normas”. E quem acabou sendo vítima dessa infantil tradição no último final de semana foi o atacante Jô, do Corinthians, que entrou em campo contra o Bahia com chuteiras verdes - o jogador jura que elas são azuis, o que não posso julgar, pois possuo um considerável grau de daltonismo. 

Ok, concordo que, ainda mais pela fase da equipe alvinegra, a diretoria corintiana tinha mesmo que orientar o jogador. Não vale a pena desgastar ainda mais qualquer atleta com a torcida, ainda mais por um motivo tão pequeno. 

Agora, multar o jogador por causa disso foi realmente um absurdo. Ora, estava todo mundo no vestiário, vendo as chuteiras que ele usaria em campo, e ninguém deu um toque para o atleta? Aí ele que tem que pagar por causa de uma tradição tão ultrapassada?

Por usar chuteiras verdes no Corinthians, Jô recebeu praticamente a mesma punição dada pelo Palmeiras a Lucas Lima, e esse sim cometeu uma grande e grave infração ao frequentar uma balada clandestina no período em que o mundo atravessa a pior crise sanitária da história. 

A multa aplicada a Jô foi mais uma prova do quão amadora é a atual diretoria corintiana, que tem muito - e bota muito nisso - mais com que se preocupar. 

 

 

 

Últimas do seu time