Dualib foi um dos mais vitoriosos presidentes da história do Corinthians

Dualib foi um dos mais vitoriosos presidentes da história do Corinthians

Alberto Dualib, histórico presidente do Corinthians, morreu na noite da última terça-feira, aos 101 anos, após mais de um mês internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo-SP. A família não divulgou a causa da morte do histórico dirigente corintiano. 

Dualib foi presidente do Corinthians entre 1993 e 21 de setembro de 2007, quando renunciou ao cargo após meses resistindo a diversas acusações do Ministério Público de ter cometido crimes como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato e emissão de notas frias.

No Corinthians, Dualib foi um vencedor. Além de ter construído uma bela sede social no Parque São Jorge, ajudou a formalizar três parcerias, com o Banco Excel, o fundo de investimentos Hicks Muse Tate e Furst e a MSI, que resultaram em títulos para o futebol como as Copas do Brasil de 1995 e 2002, os campeonatos brasileiros de 1998, 99 e 2005, o campeonato mundial do ano 2000 e os campeonatos paulistas de 1995, 97. 99, 2001 e 2003.

Sua situação começou a ficar comprometida quando tanto ele quanto seu vice, Nesi Cury, foram acusados pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha por conta da nebulosa parceria com a MSI. Segundo o promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro, o rombo nos cofres alvinegros apenas com as notas frias chegou a R$ 2 milhões. Paralelamente, grupos de torcedores fundaram o movimento "Fora Dualib", que passou a fazer vigília no Parque São Jorge exigindo a renúncia do velho mandatário.

Grampos telefônicos colocaram definitivamente um fim à tentativa do cartola de se explicar ao apresentarem provas de que ele e seus asseclas negociaram o pagamento a um fiscal da Receita Federal para que o clube não fosse autuado. Além disso, Dualib e assessores foram pegos conversando sobre a forma como jogadores contratados pelo Timão receberiam dinheiro no exterior sem o pagamento de impostos.

 

Últimas do seu time