A revista francesa France Football criou o prêmio Ballon D´or em 1956 e seguiu de maneira independente até 2009, quando se uniu à Fifa tendo somente um prêmio até 2016, quando voltou a ser uma premiação independente.
O vencedor da bola de ouro 2022/23 será divulgado em uma cerimônia que acontecerá no dia 30 de outubro em Paris, na França, e pela primeira vez o vencedor poderá não estar atuando no futebol europeu.
Campeão do mundo pela seleção Argentina em 2022, o atacante Lionel Messi é um dos favoritos a conquistar o prêmio, que seria o seu oitavo na carreira. Jogador de 36 anos está atualmente no Inter Miami dos Estados Unidos.
Os outros dois jogadores ainda na disputa pelo prêmio são o francês Kylian Mbappe, que foi vice campeão do mundo e o artilheiro da competição, e do norueguês Erling Haaland, que foi o vencedor da Chuteira de Ouro, prêmio que será entregue para ele na mesma data por ser o jogador com mais gols na temporada europeia.
A premiação também elege a melhor jogadora da temporada, que tem como favorita a atual vencedora Alexia Putellas, que também foi campeã do mundo com a seleção espanhola em 2023.
Além destes prêmios, também há troféu para o melhor treinador, melhor goleiro e para o gol mais bonito no ano.
O prêmio Puskas, que é o nome dado ao troféu do gol mais bonito do ano, tem 12 finalistas em disputa, dentre eles dois foram marcados por atletas brasileiros. A atacante Bia Zaneratto, do Palmeiras, em um gol marcado durante a Copa do Mundo Feminina, e do volante Guilherme Madruga, jogador do Botafogo de Ribeirão Preto-SP.
Messi x Cristiano Ronaldo: sou mais o argentino como melhor do mundo!
09/03/2019Se surpresa, Neymar está fora da lista da bola de ouro
24/07/2018Neymar é a cereja do bolo do milionário PSG
04/08/2017“Vencer a Bola de Ouro? Teria que matar Ronaldo e Messi”, diz Balotelli
26/05/2017A vez de Griezmann no prêmio da Fifa. O que o francês fez a mais que Neymar
09/01/2017