Giuliano Poser é adepto da kinesiologia, método voltado aos cuidados dos músculos

Giuliano Poser é adepto da kinesiologia, método voltado aos cuidados dos músculos

Lionel Messi está no hall dos maiores jogadores do mundo e do Barcelona. Mas se engana quem pensa que para cuidar da saúde e forma física do argentino é necessário a mais alta tecnologia. É na pequena comuna de Sacile, no extremo norte da Itália, que Messi conheceu o médico Giuliano Poser, que revelou ao Mundo Deportivo o tratamento que faz com o camisa 10.

Ele explicou que faz em Messi o método da kinesiologia aplicada, que “consiste em realizar um estudo da força dos músculos do jogador e, a partir dos resultados, regrar o tratamento, específico para cada pessoa, sendo que a base sempre é uma boa alimentação”.

No caso do atacante, cinco alimentos compõem o cardápio ideal da dieta: água, um bom azeite de oliva, cereais integrais e frutas e verduras frescas e biológicas, ou seja, sem contaminação de agrotóxicos, que fazem muito dano ao organismo. Segundo Poser, frutas secas e sementes também são recomendadas.

O doutor explica que sal e carne entram na dieta, mas de forma moderada, em quantidades muito menores das que os argentinos e uruguaios estão acostumados a ingerir. Vetados de qualquer jeito estão o açúcar, "o pior para os músculos", e farinhas refinadas.

Em seu tratamento, Giuliano Poser evita ao máximo o uso de medicamentos. Segundo ele, medicinas naturais e energia positiva são fundamentais para se livrar de dores e doenças.

“(A dieta) sempre depende de cada paciente. Algumas medicinas naturais, um pouco de homeopatia ou kinesiologia, por exemplo, ajudam, mas o importante é buscar a causa da doença. Se dói alguma parte do corpo do paciente, não tem que dar um medicamento para acabar com a dor. Primeiro, deve-se descobrir porque lhe dói. Energia positiva também é fundamente”.

Apesar de tratar uma das maiores estrelas mundiais, Poser conta que muitos jogadores ainda duvidam de seu método.

“A verdade é que tem bastante ignorância nesse sentido e muitos jogadores têm dificuldades em entender, mas são incentivados a tentar e depois de três semanas, quando veem os efeitos, geralmente nunca mais voltam atrás. É abrir um pouco a cabeça. Por isso tenho essa frase aqui e mostro para cada um que entra no consultório: `a mente humana é como um para-quedas, só funciona quando é aberta´”.

“Sou reservado porque isso é fundamental para que o paciente confie em mim. Se saio falando para os jornalistas sobre o tratamento, perderia a confiança que eles depositaram em mim. Outro detalhe é o tempo de consulta. Par atender bem eu preciso conhecer o paciente profundamente e isso não se faz em cinco minutos. Poderia receber centenas de pessoas por dia e me encher de dinheiro, no entanto atendo um de 50 que me procuram e sigo colocando acima de tudo a paixão que gera esse trabalho”, concluiu.

Foto: Sergio Perez/Reuters - retirada do Portal Band

Últimas do seu time