O Campeonato Brasileiro 2020 chegou no último final de semana a sua 13ª rodada. Mas, apesar de ainda parecer muito cedo, a "matemática da bola" comprova que o Corinthians, 14º colocado com apenas 13 pontos ganhos, já tem motivos, sim, para se preocupar com o "fantasma do rebaixamento".

Desde que o Brasileirão passou a contar com 20 equipes, em 2005, os matemáticos que analisam o futebol colocam 45 como a "pontuação segura" para escapar do descenso. E, daqui para frente, para alcançar tal número, o Timão terá que melhorar consideravelmente o seu rendimento.

Para chegar aos 45 pontos, o Timão terá que, nos 25 jogos que ainda tem a cumprir no campeonato, somar 31 pontos de 75 disputados. Ou seja, necessitará de um aproveitamento de 41,33% nesses 25 duelos restantes. E, atualmente, o aproveitamento alvinegro é de 35,9%.

O Corinthians alcançará a marca se, por exemplo, vencer 10 e empatar uma das suas próximas 25 partidas. O problema é que, até agora, em 14 jogos, o Timão venceu apenas três vezes.

No vídeo acima, você acompanha os nossos colunistas analisando esses números e também o restante da rodada do último final de semana do Campeonato Brasileiro.

Últimas do seu time