Após derrota para o Bragantino, torcedores e o técnico Abel Ferreira cobraram contratações. Foto: Cesar Greco

Após derrota para o Bragantino, torcedores e o técnico Abel Ferreira cobraram contratações. Foto: Cesar Greco

É importante que essa análise se inicie com duas ponderações: o Palmeiras precisa sim de reforços para ir além do que fez na temporada passada; e o time não está jogando mal pela falta de contratações.

O técnico Abel Ferreira insistiu e, desde a final da Copa do Brasil, tem dito que o Verdão precisa se reforçar para continuar no mais alto patamar do futebol no Brasil e na América do Sul. Ele tem razão. É aquela velha história bem clichê que diz: chegar ao topo é difícil, mas se manter lá é ainda mais complicado. A insistência do treinador chega a ser chata. Mas não dá para dizer que o português está errado, afinal ele quer mais.

Após a derrota para o Red Bull Bragantino (assim como aconteceu em outras derrotas na temporada 2021) as redes sociais foram “tomadas” por reclamações de palmeirenses pedindo contratações. Acontece que o Palmeiras não está jogando bem nesta temporada e isso não se justifica pela falta de reforços.

Ora, se esse time, em 2020, conseguiu ser intenso, ter uma transição tão mortal, marcação tão eficiente, boa troca de passes, por que não consegue repetir ao menos o mesmo nível de desempenho? Veja: não estou afirmando que esse mesmo elenco deveria jogar mais do que apresentou na temporada passada, a cobrança é para que se aproxime do nível de 2020.

Justificar o futebol ruim do Palmeiras em 2021 com o argumento de que o time precisa de reforços chega a ser engraçado, especialmente se observarmos que dos principais rivais (pelo menos em teoria) do Verdão na briga pelos principais títulos do ano, apenas São Paulo e Atlético-MG se reforçaram de forma significativa.

Falta ao Palmeiras a mesma intensidade que apresentou com a chegada de Abel a partir de novembro de 2020. Falta variação no jeito de jogar. Falta criatividade em muitos momentos.

Se escorar na falta de reforços faz parecer que o elenco palmeirense não é tão forte. Quando na verdade o plantel alviverde é sim excelente. Esse time pode e deve jogar mais, independente de contratações.

Últimas do seu time