Danilo Avelar, zagueiro do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Danilo Avelar, zagueiro do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Mesmo afastado dos gramados desde outubro de 2020, o lateral/zagueiro Danilo Avelar conseguiu virar notícia na madrugada desta quarta-feira (23). E pelo motivo mais nojento possível: uma declaração racista durante uma partida de CS:GO (jogo on-line que é febre entre os boleiros).

Bem, o que mais me chamou a atenção nisso tudo, francamente, foi a demora da diretoria corintiana para se posicionar sobre o fato. Pelo Twitter, uma “vaselinística" nota foi divulgada apenas às 10h40 de hoje. Vale lembrar que o atacante Jô foi multado pelos mandatários alvinegros apenas uma hora após o duelo contra o Bahia, quando “cometeu o crime” de usar chuteiras verdes. Abaixo, leia o posicionamento alvinegro. 

O Sport Club Corinthians Paulista informa que tomou conhecimento do incidente que envolveu o nome do atleta Danilo Avelar nas redes sociais e que está apurando os fatos e o contexto. Atualizaremos nossa posição tão logo seja possível.

Pouco tempo depois, o atleta se posicionou nas redes sociais, admitindo o erro e pedindo desculpas (confira no final deste texto). 

Com isso, o Corinthians não tem outra alternativa. O defensor deve ser desligado imediatamente do clube - que seja pagando ou não sua multa - e depois cobrado na Justiça pelos danos causados à imagem da agremiação. 

Isso é o mínimo que se espera de um clube que se diz “do povo” e tão antenado nas pautas envolvendo minorias. E a punição servirá também para passar um duro e necessário recado para os demais atletas, que vivem se expondo nas redes sociais.  

Bem, e honesta e infelizmente, digo que o repugnante episódio não me surpreende. Avelar, neste caso, escancarou apenas o que é o cidadão médio brasileiro de hoje, que jura de pés juntos não ser racista “porque até tem amigos e familiares negros”, mas que em grupos de WhatsApp ou em reuniões de amigos continuam enviando piadas ou memes racistas como se fosse a coisa mais normal do mundo. E, quando alguém reclama, está de “mimimi”…

O futebol foi, é e sempre será um retrato da nossa sociedade. E enquanto a sociedade seguir sendo racista, machista e homofóbica, infelizmente, o futebol também continuará sendo, apesar das válidas tentativas de transformar o esporte numa bolha e mudar isso a fórceps.


 

Últimas do seu time