No jogo-desempate, disputado no Pacaembu, time gaúcho avançou à final com 0x0

No jogo-desempate, disputado no Pacaembu, time gaúcho avançou à final com 0x0

Fábio Piperno (twitter @piperno)

Rivais de hoje, Grêmio x Flamengo disputaram há 35 anos uma vaga para a final da Copa Libertadores. Mas o tira-teima, jogado no Pacaembu, não se tratou exatamente de uma semifinal. Um dos protagonistas do confronto desta quarta-feira, Renato Gaúcho se firmava como o grande jogador daquele Grêmio.

Na época, o regulamento da competição era diferente. A segunda fase do torneio reuniu 6 times, divididos em dois triangulares. Em um deles, Flamengo e Grêmio tinham a companhia do venezuelano UCLA. Os vencedores disputavam a final.

Os brasileiros empataram em número de pontos. Em Porto Alegre, vitória do time gaúcho por 5x1. Com dois gols, dribles e intensa participação, Renato foi o destaque Tricolor. Na volta, o rubro-negro de Bebeto, Adílio e do goleiro Ubaldo Fillol, dirigidos pelo técnico Zagallo, ganhou por 3x1.

Como as duas equipes concluíram o triangular com a mesma pontuação, a decisão ficou para o jogo-desempate. O Pacaembu lotado recebeu 53.500 pagantes. O Grêmio do técnico Carlos Froner segurou o 0x0 por 120 minutos. Como tinha melhor campanha, avançou para a final, que perderia para o Independiente.

Naquela noite, o Grêmio foi escalado com João Marcos; Casemiro, Baideck, De León e Paulo César; China, Osvaldo e Luis Carlos Martins; Renato, Tarcísio e Guilherme Macuglia. Entraram Bonamigo e Gilson Gênio.

O Flamengo atuou com Fillol; Leandro. Guto, Mozer e Adalberto; Andrade, Adílio e Élber; Tita, Bebeto e João Paulo. Nunes entrou no segundo tempo. O árbitro foi José Roberto Wright.

facebook.com/futebolcervejeiro
Twitter @piperno
Instagram @fabiopiperno

Últimas do seu time