Piloto espanhol foi ao pódio na ultima etapa, em Mônaco. Foto: Scuderia Ferari

Piloto espanhol foi ao pódio na ultima etapa, em Mônaco. Foto: Scuderia Ferari

O espanhol Carlos Sainz, de 26 anos, traduziu, ou pelo menos tentou traduzir, como está sendo sua estada na Ferrari, em entrevista concedida ao site Gazzetta dello Sport na última semana.

Contratado pelo time italiano após a saída do alemão Sebastian Vettel, Sainz falou sobre sentir-se honrado e da responsabilidade em competir movido por milhões de fãs, mas também garantiu que é uma oportunidade de diversão.

“Guiar pela Ferrari é conjunto de emoções, e antes de mais nada uma responsabilidade gigantesca.  Você sabe que dirige não só por um time, mas por milhões de fãs na Itália e no mundo todo. Então é uma honra, toda criança tem um carro vermelho nas mãos e ser piloto da Ferrari significa que chegou a hora de ser quem dirige o carro dessa cor. Para mim também é uma oportunidade de me divertir, de dirigir um carro muito rápido", ponderou Sainz.

Na Fórmula 1 desde 2015, quando começou pela Toro Rosso (atual AlphaTauri), Sainz também competiu pela Renault e fez suas duas últimas temporadas pela McLaren. Aliás, foi pelo time britânico que conseguiu seu primeiro pódio, no GP do Brasil de 2019, em Interlagos, quando terminou em terceiro lugar, após a desclassificação de Lewis Hamilton.

Sainz voltou a subir ao pódio no mais recente GP da temporada, agora pela Ferrari, desta vez em terceiro lugar, na etapa de Mônaco, vencida pelo holandês Max Verstappen (Red Bull). 

Durante o GP de Mônaco, disputado há uma semana. Sainz largou em quarto e foi ao pódio, em terceiro lugar. Foto: Scuderia Ferrari

O piloto espanhol, que tem contrato coma Ferrari até o final de 2022, ainda detalhou sobre sua rotina de trabalho em Maranello, que envolve atividades em simulador e reuniões com engenheiros.

“Eu sou sincero, quando estou em Maranello é para trabalhar, de segunda a sexta, mas no fim de semana volto para Madrid. Um dia típico é um simulador das 9h às 17h, reunião com os engenheiros, jantar às 19h30, depois vou dormir cedo e no dia seguinte retomamos com outras reuniões. Estou fazendo uma boa alimentação, para ter energia no dia seguinte", resumiu Sainz, que ainda falou sobre a sensação que sente ao passar pelo portão e entrar nas dependências da Ferrari.

“É difícil explicar ou falar sobre essa sensação, um momento muito especial para a carreira de um piloto porque todos sonhamos que um dia aconteça em nossas vidas. Aconteceu comigo relativamente jovem, aos 26 anos, tudo ainda é muito novo e impressionante", avaliou o espanhol, que após cinco etapas do campeonato ocupa o sétimo lugar, com 38 pontos, dois atrás do companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc. Verstappen lidera com 105 pontos, quatro a mais que Hamilton, o vice-líder.

PRÓXIMA ETAPA

Em duas semanas, no dia 6 de junho, acontece a sexta etapa do campeonato, o GP do Azerbaijão, no traçado urbano de Baku. A prova não foi realizada em 2020 em razão da pandemia. Na última edição, em 2019, a pole foi de Valtteri Bottas (Mercedes), com 1min40s495. O próprio Bottas venceu a corrida, seguido por Lewis Hamilton (Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari).

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS CINCO ETAPAS (TOP-10) - IMAGEM DO TWITTER DA F1

CALENDÁRIO COMPLETO DA FÓRMULA 1 EM 2021*

ETAPAS JÁ REALIZADAS

1. GP do Bahrein (Sakhir) – 28 de março - Pole de Max Verstappen (1mi28s997) - Vitória de Lewis Hamilton.
2. GP da Emilia-Romagna (Ímola) – 18 de Abril - Pole de Lewis Hamilton (1min14s411) - Vitória de Max Verstappen
3. GP de Portugal (Algarve/Portimão) – 2 de maio - Pole de Valtteri Bottas (1min18s348) - Vitória de Lewis Hamilton
4. GP da Espanha (Montmeló) – 9 de maio - Pole de Lewis Hamilton (1min16s741) - Vitória de Lewis Hamilton
5. GP de Mônaco (Monte Carlo) – 23 de maio - Pole de Charles Leclerc (1min10s346) - Vitória de Max Verstappen

PRÓXIMAS ETAPAS

6. GP do Azerbaijão (Baku) – 6 de junho
7. GP da França (Paul Ricard) – 20 de junho
8. GP da Estíria (Red Bull Ring) – 27 de junho
9. GP da Áustria (Red Bull Ring) – 4 de julho
10. GP da Grã-Bretanha (Silverstone) – 18 de julho
11. GP da Hungria (Hungaroring) – 01 de agosto
12. GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) – 29 de agosto
13. GP da Holanda (Zandvoort) – 5 de setembro
14. GP da Itália – (Monza)  12 de setembro
15. GP da Rússia – (Sóchi) 26 de setembro
16. GP de Singapura (Marina Bay)  – 3 de outubro
17. GP do Japão – (Suzuka) 10 de outubro
18. GP dos Estados Unidos ( Austin) – 24 de outubro
19. GP do México (Hermanos Rodriguez) – 31 de outubro
20. GP do Brasil (Interlagos) – 7 de novembro
21. GP da Austrália (Melbourne) – 21 de novembro
22. GP da Arábia Saudita (Gidá) – 5 de dezembro
23. GP de Abu Dhabi (Yas Marina) – 12 de dezembro

* Sujeito a alterações por conta da pandemia do novo coronavírus


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

Últimas do seu time