Gasquet não deu chances a Berdych e venceu com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3. Ele precisou de pouco mais de duas horas para abrir vantagem para os franceses

Gasquet não deu chances a Berdych e venceu com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3. Ele precisou de pouco mais de duas horas para abrir vantagem para os franceses

Atual bicampeã da Copa Davis, a República Tcheca começou mal a busca pela manutenção do título nesta sexta-feira. O país perdeu os dois primeiros duelos da semifinal do evento: o francês Richard Gasquet atropelou Tomas Berdych com vitória por 3 sets a 0, assim como fez Jo-Wilfried Tsonga, em confronto com Lukas Rosol. As partidas foram realizadas em Roland Garros, palco do Grand Slam em Paris, na França.

Gasquet não deu chances a Berdych e venceu com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3. Ele precisou de pouco mais de duas horas para abrir vantagem para os franceses. Ele aproveitou seis break-points em dez oportunidades e teve bem menos erros não forçados: 12, contra 38 de Berdych. Foi decisivo também nas subidas à rede, levando a melhor em seis de sete tentativas, enquanto que o rival pontuou só em 10 de 21 tentativas.

Inicialmente, Gasquet não era o escolhido para compor a equipe francesa na semifinal da Copa Davis: a equipe, campeã nove vezes (a última delas em 2001), havia escolhido inicialmente Gael Monfils, que admitiu cansaço após a disputa do Aberto dos Estados Unidos, no qual chegou às quartas de final, e pela longa viagem até Paris.

Na segunda partida do dia, Jo-Wilfried Tsonga foi ainda mais rápido que seu compatriota e fechou o jogo contra Lukas Rosol em 1h30 com 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/2 e 6/3. O jogo poderia ter terminado até antes se o francês tivesse aproveitamento melhor nos break-points: foram cinco quebras em 12 tentativas. Por outro lado, cedeu chance de quebra ao rival apenas três vezes, nas quais conseguiu salvar.

Na outra semifinal da Davis, Suíça e Itália se enfrentam.

FOTO: UOL

Últimas do seu time