Clube foi punido por não respeitar as regras impostas pelo Fair Play Financeiro exigido pela Uefa

Clube foi punido por não respeitar as regras impostas pelo Fair Play Financeiro exigido pela Uefa

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou nesta quinta-feira o recurso apresentado pelo Galatasaray contra punição aplicada pela Uefa e, desta forma, manteve a proibição ao time turco de disputar competições europeias nas duas próximas temporadas.

O clube foi punido em março passado por não respeitar algumas regras impostas pelo sistema de Fair Play Financeiro exigido pela entidade que controla o futebol europeu e, com a apelação rejeitada nesta quinta, a equipe de fato não poderá disputar a próxima edição da Liga Europa, para a qual havia se qualificado em campo ao conquistar o título da Copa da Turquia, em maio.

A decisão tomada pela CAS, que é o máximo tribunal esportivo mundial, implica que o Galatasaray fora de competições europeias nas temporadas 2016/2017 e 2017/2018, assim como obrigará o clube a limitar os seus gastos com contratações, tendo em vista o fato de que ainda precisa se adequar ao sistema de Fair Play Financeiro.

O Galatasaray foi apenas o sexto colocado da última edição do Campeonato Turco, posto que o deixaria fora dos torneios europeus da próxima temporada, mas tinha esperança de jogar a Liga Europa após ter conquistado a Copa da Turquia. A derrota na CAS, entretanto, acabou de vez com esta possibilidade e o time terá de se contentar apenas com a sua participação em competições domésticas até pelo menos a primeira metade de 2018.

As normas do Fair Play Financeiro estabelecido pela Uefa obriga as equipes a não gastarem mais dinheiro do que possuem e a atingirem algumas metas financeiras. A punição ao Galatasaray, por sinal, foi a primeira de grande repercussão depois que a entidade que controla o futebol europeu "aliviou" as regras deste sistema no meio do ano passado, quando então eram consideradas muito rígidas para vários clubes.

Foto: Reprodução Facebook

Últimas do seu time