Por Wagner Prado
No Brasil se sonha grande. Ao mesmo tempo em que o país lança e apresenta uma nova modalidade esportiva já quer vê-la em uma Olimpíada. A modalidade em questão é o FutMesa, que foi lançada em grande estilo no Museu do Futebol na terça (09). Com presença dos ex-jogadores Fabio Luciano (Corinthians, Fenerbace, Colonia e Flamengo)e Rodrigo Arroz (Flamengo e Belenenses), além das jogadoras profissionais de Futevôlei e atuais vice-campeãs mundiais Nathália Guitler e Bianca Hiemer, os responsáveis pelo desenvolvimento do FutMesa no Brasil anunciaram o lançamento de um Campeonato Nacional ainda em 2019.
Todo o planejamento para o crescimento do esporte está nas cabeças dos empresários Flavio Deleo e Juliano Alvizi, sócios-proprietários da FutMesa Brasil, empresa que além de ter desenvolvido e ser a fabricante das mesas em que a modalidade é jogada, também são os responsáveis pela fundação da Liga Brasileira de FutMesa, entidade que será responsável pela organização da primeira competição em território nacional. “Estamos começando pela criação dos departamentos de FutMesa nos grandes clubes de futebol e em clubes mais tradicionais”, disse Juliano Alvizi. O início da prática nos clubes será o embrião para que outras entidades como associações de bairros, condomínios e outros passem a incentivar o esporte.
O FutMesa não tem contraindicação e pode ser praticado desde o público infantil até o público de terceira idade, sem distinção de sexo e mesclando todos eles. “Eu jogo na minha casa com a minha mulher e os meus dois filhos, um menino e uma menina, com idade de 10 anos. É um esporte que junta pessoas e não discrimina ninguém devido faixa etária. Vai ser um sucesso, tenho certeza”, disse o ex-zagueiro Fabio Luciano.
Como maiores incentivadores da prática do FutMesa, ícones do futebol mundial como Neymar, Philippe Coutinho, Casemiro, Roberto Firmino, além do surfista Gabriel Medina. Todos eles têm mesas personalizadas em suas casas e praticam por distração ou mesmo para aprimorar a forma física e técnica, pois o FutMesa contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, a melhora nos reflexos, a pontaria e o controle de bola.
Custo - O desenvolvimento de uma modalidade esportiva passa por sua popularização e o preço das mesas do FutMesa é um pouco salgado. A versão mais simples será comercializada por R$ 4.990,00 e pode ser adquirida em até 10x sem juros. Já a versão Pro, aquela que será utilizada nas competições oficiais, terá o custo de R$ 15 mil.
Como se joga?
A única proibição é o uso das mãos. Vale jogada com a cabeça, ombros, coxas e pés. O FutMesa pode ser jogado no sistema 1X, o famoso um contra um, ou em duplas. Elas podem ser masculinas, femininas ou mistas. Na disputa individual, a marcação de pontos vai até 11. Na mista, até 18. O jogo começa com um oponente sacando para a recepção do outro. A bola deve tocar em uma área delimitada da mesa. Caso o saque seja queimado, o sacador terá uma segunda chance. Se ele errar pela segunda vez, o ponto é do oponente. Acertando o saque, o oponente que receber poderá dar três toques na bola (domínio, ajeitada e tentativa do ponto). Se preferir, o ponto poderá ser tentado no primeiro ou no segundo toque. Nas duplas, os três toques têm que ser dados entre os dois jogadores. A bola que vem sendo usada é a mesma do futevôlei, mais leve que a do futebol. Porém a bola do FutMesa já foi desenvolvida e está sendo fabricada na China.
Foto: Divulgação