Por seu trabalho de inclusão social, junto ao Clube Pequeninos do Jockey, fundado por ele em 1970, José Guimarães Júnior, de 82 anos, é uma das vinte personalidades paulistanas escolhidas pela Prefeitura de São Paulo para participar do revezamento da tocha olímpica na capital, no próximo dia 24/7.
“Conduzir a tocha olímpica será talvez o momento mais importante da minha vida e que irá coroar tudo que fiz. Eu dedico essa homenagem a todos que conviveram comigo e com meu projeto, especialmente às crianças que passaram pelo Pequeninos. Transformamos crianças em grandes craques e em seres humanos gigantes”, afirma “Seu Guima”, como ele é mais conhecido.
Há 46 anos ele comanda o clube, que oferece aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes, entre 4 e 16 anos, no espaço onde fica a Chácara do Jockey, hoje transformada em Parque Municipal. O clube já revelou craques que jogaram na seleção brasileira, como Zé Roberto (atualmente no Palmeiras) e trabalha com cerca de 700 alunos, provenientes dos mais diferentes locais e algumas das áreas mais carentes da cidade.
Biografia de superação
Aos 18 anos de idade, Guimarães ingressou como cavalariço no Jockey Clube de São Paulo e após cinco anos teve a chance de realizar o sonho de ganhar a vida nas pistas de turfe. Porém, em 1961, sofreu uma grave queda que interrompeu sua carreira.
Como forma de não largar o mundo esportivo, Seu Guima passou a dirigir o time de futsal adulto dos “joquianos”, mas o que realmente lhe encantava eram as crianças, por isso dedicou-se a montar um time infantil, no início com filhos de funcionários e depois aberto a toda comunidade.
A homenagem acontece no momento em que o clube disputa, nos meses de julho a agosto, as mais importantes copas infanto-juvenis de futebol de campo europeu. Essa é a 26ª vez que o clube participa desses torneios, com 40 jogadores, nas categorias Sub 14 e Sub 15. José Guimarães retorna ao Brasil apenas para participar do revezamento no dia 24/7.
Credenciado pela Fifa, o clube já conquistou cerca de 1.600 títulos, dos quais nada menos que 219 títulos mundiais, sendo oito vezes campeão da Gothia Cup, disputada anualmente na Suécia e considerada “a Copa do Mundo Infanto-Juvenil”.
Serviço
Condução da Tocha Olímpica
Data: 24/7/2016
Local da Condução: Praça Charles Miller (saída da praça)
Ponto de Encontro: Pacaembu – portão 23
Horário: Disponível para entrevistas a partir das 14h28. O horário previsto para a condução da tocha pelo senhor José Guimarães é às 16h28.