Jogo está confirmado e torcida do Coritiba não terá local específico na Arena da Baixada. Foto: Divulgação/Coritiba/Via UOL

Jogo está confirmado e torcida do Coritiba não terá local específico na Arena da Baixada. Foto: Divulgação/Coritiba/Via UOL

Athletico Paranaense e Coritiba irão se enfrentar nos moldes que o Furacão gostaria no duelo desta quarta-feira (30), 21h30, na Arena da Baixada, mesmo com liminares contrárias emitidas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná. Após ter descumprido duas vezes as ordens do TJD-PR, o Furacão ganhou a queda de braço por conta de uma orientação da Federação Paranaense de Futebol, que viu possíveis conflitos técnicos com uma decisão diferente.

Não significa, entretanto, que o Athletico não sofrerá punições. O TJD-PR irá julgar a aplicação três multas cujos valores de cada podem chegar a até R$ 100 mil. Os valores ficam sob a administração da Federação. O Tribunal também poderá impor penas ao presidente do clube, Luiz Sallim Emed. Apesar de figura de destaque, Mario Celso Petraglia ocupa a presidência do Conselho Deliberativo, sem ser a figura legal do clube hoje. Essas decisões estarão em julgamento no dia 7 de fevereiro.

Na prática, o jogo ocorrerá sob o projeto de torcida única - ou "torcida humana", como quer o Athletico. O modelo, criado em parceria com o Ministério Público do Paraná, determina que não haja espaço reservado especificamente para a torcida visitante e tampouco é possível entrar na Arena da Baixada com outras cores ou uniformes que não os do Athletico. Os coxas-brancas interessados em verem o jogo deverão ir ao estádio até duas horas antes da partida, comprar lugares aleatórios e fazer o procedimento de cadastro biométrico.

Entre os "conflitos técnicos" imaginados pela FPF estaria a falta de calendário para uma remarcação do jogo. Um adiamento provocaria ofensa ao regulamento, pois o Coritiba faria três jogos seguidos em casa - razão pela qual o jogo voltou a ser marcado para o dia 30 depois de um adiamento a pedido da TV. Além disso, já há torcedores com ingressos adquiridos, o que causaria um transtorno e poderia acarretar em ações via Estatuto do Torcedor no caso de realização com portões fechados. O WO pedido pelo Coxa também foi descartado.

Será o Atletiba 378 da história, entre jogos oficiais e amistosos. Até hoje foram 145 vitórias do Coxa, 119 do Furacão e 113 empates. O último duelo foi vencido pelo Athletico, 2 a 0, na decisão do Paranaense 2018. A partida desta quarta também pode ser a única entre os rivais na temporada, separados em divisões nacionais distintas.

Últimas do seu time