Apesar da derrota com uma geração emblemática, o Flamengo já obteve resultados positivos na altitude

Apesar da derrota com uma geração emblemática, o Flamengo já obteve resultados positivos na altitude

O Flamengo tem um desafio complicado nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na altitude de 3.600m de La Paz. O Rubro-negro enfrenta o Bolívar-BOL e precisa da vitória na luta pela classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. Os obstáculos são consideráveis para alcançar o objetivo, já que nem o time comandado por Zico obteve o triunfo em 1983. Na ocasião, a equipe terminou superada pelos bolivianos por 3 a 1.

Apesar da derrota com uma geração emblemática, o Flamengo já obteve resultados positivos na altitude. São 16 partidas na história - seis vitórias, dois empates e oito derrotas. Pela Libertadores, o revés para o Bolívar tem a companhia de um empate e uma derrota frente ao Real Potosí-BOL - 2 a 2, em 2007, e 2 a 1, em 2012. O Rubro-negro ainda venceu o Cienciano-PER por 3 a 0 no ano de 2008.

Voltar ao Rio de Janeiro com os três pontos na bagagem é fundamental na missão de conquistar uma das vagas do grupo 7 da competição continental. O Emelec lidera, com seis pontos. O clube da Gávea está em 2º lugar e soma quatro pontos. León e Bolívar completam a chave e possuem quatro e dois pontos, respectivamente.

Sem poder contar com Cáceres e Elano, suspensos, o técnico Jayme de Almeida promoveu o retorno do contestado Carlos Eduardo ao setor de meio de campo. O atacante Hernane segue como a principal esperança de gols. Já os laterais Leo Moura e André Santos voltam após as lesões musculares da última semana.

O Flamengo tomou todos os cuidados necessários para o duelo. A delegação hospedou-se em Santa Cruz de la Sierra e sobe para La Paz apenas três horas antes da partida. Além disso, a alimentação dos atletas foi pautada por uma dieta rica em carboidratos, principalmente macarrão. Para possíveis problemas, oxigênio e medicamentos com sulfato ferroso estarão à disposição no vestiário.

O técnico Jayme de Almeida reconheceu as dificuldades de atuar na altitude, mas procurou tirar o assunto de foco durante os dias que antecederam ao confronto. A confiança é grande de que o Flamengo possa conquistar a vitória.

"Cada um sente de forma diferente os efeitos da altitude. Temos que lidar com isso da melhor maneira possível e faz parte do regulamento da competição. Precisamos melhorar e jogar com a consistência que faltou em alguns momentos no empate do Maracanã. Creio que o Flamengo possui condições de voltar ao Rio de Janeiro com um bom resultado", encerrou.

BOLÍVAR-BOL X FLAMENGO

Data e horário: 19/03/2014, às 22h (de Brasília)
Local: Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Carlos Caceres (PAR) e Eduardo Cardozo (PAR)

BOLÍVAR-BOL
Quiñónez; Capdevilla, Herrera, Baez, Equino e Álvarez; Flores, Miranda e Callejón; Ferreira e Arce
Técnico: Xavier Azkargorta

FLAMENGO
Felipe; Leo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Carlos Eduardo e Gabriel; Everton e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

FOTO: UOL

Últimas do seu time