Cuca, técnico do Atlético-MG. Foto: Reprodução

Cuca, técnico do Atlético-MG. Foto: Reprodução

Considero Cuca um técnico subestimado no cenário futebolístico brasileiro. Na última década, o treinador, atualmente no Atlético-MG, se manteve sempre entre os tops de nosso esporte e, mesmo assim, muitos o tratam como um comandante folclórico, apesar de grandes resultados obtidos com equipes fortes, como o Galo de 2013, e até com times mais frágeis, como o Santos finalista da Libertadores de 2020. 

E eu vejo que o principal motivo de Cuca receber este tratamento de grande parte da opinião pública se deve ao seu temperamento explosivo. Veja, por exemplo, que nesta última década os seus times, exceção feita aos estaduais, poucas vezes se deram bem em mata-matas. A única taça “grande” de mata-mata no currículo do treinador é a Libertadores de 2013, com o Galo, conquistada, como a gente bem sabe, no limite da tensão e da emoção. 

No mais, colecionou fracassos nas Libertadores e nas Copas do Brasil pelo Palmeiras, pelo Santos na temporada passada - vale lembrar que ele foi expulso instantes antes do gol de Breno Lopes, fato que desestabilizou sua equipe - e, neste ano, o pilhado Galo perdeu o único clássico contra o Cruzeiro - aí estou falando sobre jogo grande, não sobre decisão -, a semifinal contra o “gelado" Palmeiras e, no último duelo contra o Flamengo, que poderia deixar o título brasileiro ainda mais garantido, a equipe Mineira foi derrotada, com direito a “chilique" do comandante na saída para os vestiários. 

Claro que cobrar, nesta altura do campeonato e da vida, mais equilíbrio por parte de Cuca é complicado. Essas questões psicológicas geralmente são tratadas e resolvidas na juventude. Mas o fato é que, se o treinador fosse um pouco mais equilibrado, possivelmente seria constantemente sondado até mesmo para dirigir a seleção brasileira. Pois seus times, nos últimos 10 anos, sempre estiveram “nas cabeças” no cenário nacional, período em que muitos bons técnicos viveram altos e baixos em suas trajetórias. 

 

 

 

Últimas do seu time