Alemão superou o companheiro de equipe e comandou a dobradinha do time escarlate. Foto: Scuderia Ferrari

Alemão superou o companheiro de equipe e comandou a dobradinha do time escarlate. Foto: Scuderia Ferrari

O tetracampeão Sebastian Vettel foi o mais rápido desta sexta-feira (15) em Interlagos, palco do GP do Brasil de Fórmula 1, penúltima etapa do campeoanto que já tem definidos o campeão (Lewis Hamilton), o vice (Valtteri Bottas) e a equipe vencedora (Mercedes).

Na melhor de suas 30 voltas, o alemão da Ferrari cravou 1min09s217, 0s021 melhor que Charles Leclerc, seu companheiro de equipe no time de Maranello. 

Atrás de Leclerc, defasado em 0s134 em relação a Hamilton, apareceu Max Verstappen (Red Bull) em terceiro lugar. Valtteri Bottas (Mercedes) andou próximo ao holandês e ficou em quarto, seguido por Lewis Hamilton (Mercedes) e a surpresa da sessão, o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), em um ótimo sexto posto, sinalizando que o propulsor de grande potência da Ferrari que equipa o carro norte-americano vai bem no exigente traçado paulistano, com grandes e longas subidas.

O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas-Ferrari, foi a surpresa do dia, em sexto lugar. Foto: Marcos JúniorMicheletti/Portal TT

COMO FOI O TREINO

Diferente da sesão inaugural (liderada por Alexander Albon, da Red Bull), o TL2 começou sem chuva, mas tendo alguns pontos úmidos no asfalto, algo que logo de início tirou o polonês Robert Kubica (Williams) de combate. Ele freou em um ponto com água e perdeu o controle na Curva do Sol, danificando bastante o carro (bico e as suspensões dianteira e traseira do lado direito), o que o impediu de conseguir no ensaio. Ele bateu de frente no guard-rail mas saiu ileso.

Com o céu bastante encoberto, com ameaça constante de chuva, as equipes trataram logo de colocar seus carros pelos 4.309 metros do traçado paulistano para ganhar quilometragem no seco, condição que deverá ser aquela do sábado e do domingo.

Os dois carros da Ferrari apareceram nas duas primeiras colocações na primeira meia hora da sessão, com Vettel em primeiro e Leclerc em segundo, separados por 0s250. O alemão tetracampeão com 1min09s570 e o jovem monegasco com 1min09s820.

Mercedes e Red Bull eram as mais próximas aos carros escarlates. Hamilton, Verstappen, Albon e Bottas apareciam na sequência quando o cronômetro apontava para mais uma hora de TL2.

Os pontos úmidos aparentemente não existiam mais e a maior parte dos carros estava calçada com os compostos médios (amarelos) da Pirelli. Do grupo da frente, na primeira meia hora, apenas Bottas tinha pneus duros.

Restando 40 minutos, Leclerc superou Vettel (1min09s238) mas Vettel recuperou a liderança na volta seguinte à marca do companheiro de equpe, com 1min09s217, ambos com pneus macios. Bottas era o terceiro, também com pneus macios (vermelhos) após um stint com os compostos brancos (duros). 

Verstappen em sua 16ª volta ganhou o terceiro lugar de Bottas, com 1min09s351, 0s134 atrás do então líder Vettel. Neste instante, restando 36 minutos para o término, Kevin Magnussen (Haas) aparecia em um bom sexto lugar., seguido de perto por Daniel Ricciardo (Renault), o sétimo.

Vettel ainda tentou diminuir seu tempo nos minutos finais mas uma batida da Toro Rosso da Daniil Kvyat na Junção acionou bandeira vermelha e, com o cronômetro acionado, as poisções foram mantidas, com a dupla da Ferrari nas duas primeiras colocações, Vettel e Leclec, primeiro e segundo colocados, respectivamente.

COMO FOI O GP BRASIL EM 2018...

No ano passado a pole em Interlagos foi de Hamilton, com 1min07s281, novo recorde do traçado paulistano de 4.309 metros. O mesmo Hamilton (Mercedes) venceu a prova, seguido por Verstappen (Red Bull) e Raikkonen (Ferrari). Leclerc, então piloto da Sauber, terminou a prova na sétima colocação.

2º TREINO LIVRE PARA O GP DO BRASIL DE FÓRMULA 1 - INTERLAGOS

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DO BRASIL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sábado, 16 
Treino Livre 3   12:00 – 13:00
Classificação – 15:00 – 16:00

Domingo, 17 
Largada para a prova (71 voltas) – 14:10   





  


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

Últimas do seu time