Britânico, que lidera o Mundial, tirou o primeiro lugar do companheiro de equipe no final. Foto: McLarenF1

Britânico, que lidera o Mundial, tirou o primeiro lugar do companheiro de equipe no final. Foto: McLarenF1

O britânico Lando Norris comandou a dobradinha da McLaren e liderou nesta sexta-feira (7) em Interlagos o único treino livre para a 21ª etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP de São Paulo.

Já no final da sessão, quando era seu companheiro de equipe Oscar Piastri quem tinha seu nome no topo da tabela, Norris o superou em 0s023 para cravar 1min09s975, uma marca bem melhor do que ele mesmo havia obtido no único treino livre do ano passado (1min10s610).

As posições seguintes pareceram surpreendentes, mas explicam-se pelo fato de alguns pilotos não terem utilizado o composto médio ou macio nos minutos finais.

Sem nada com isso, Nico Hulkenberg fechou em terceiro lugar, com a Sauber, que também apareceu bem com o brasileiro Gabriel Bortoleto, que finalizou em quinto. Entre eles, o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, em quarto lugar. 

Vale lembrar que Bortoleto é o primeiro brasileiro a competir em Interlagos pela Fórmula 1 desde o GP disputado por Felipe Massa em 2017, então pela Williams.

George Russell (Mercedes), que finalizou a primeira meia hora na liderança, foi perdendo posições na segunda parte da sessão e concluiu com o sexto posto.

A Ferrari, que também foi bem no começo, demonstrou maior preocupação com o acerto de tanque cheio e foi coadjuvante na sessão, com Leclerc em 18º e Hamilton em 19º. Certamente a equipe italiana poderá estar bem mais à frente nas duas classificações para a etapa paulistana.

E VERSTAPPEN?

Terceiro colocado no Mundial, o holandês Max Verstappen (Red Bull) vinha em uma volta muito boa, mas a abortou a tentativa, motivado por um pequeno erro que cometeu, encaminhando-se aos boxes, deixando claro que tem equipamento para lutar pelas primeiras posições, tanto na classificação da Sprint como na classificação para o GP.

DINÂMICA DO TREINO

Era visível, nos primeiros minutos de sessão, que a pista estava muito suja, e os tempos registrados estavam na casa de 1min12s, lembrando que no ano passado a melhor volta do TL1, de Norris, foi em 1min10s610.

Com 14 minutos de pista liberada, Yuki Tsunoda perdeu o controle de sua Red Bull na entrada da Subida do Lago ao subir na zebra pelo lado direito da pista e tocou a roda dianteira direita na proteção de pneus, e ainda danificou parte da asa dianteira. Ele conseguiu retornar ao traçado e se encaminhou aos boxes para que os mecânicos do time austríaco fizessem os reparos necessários.

Gradualmente os tempos começaram a cair, para a casa de 1min11s. 

Com 20 minutos, Russell (Mercedes) liderava a sessão com 1min11s542, seguido por Verstappen, da Red Bull, com 1min11693. 

Bortoleto era o 12º, três posições atrás de seu companheiro na Sauber, o alemão Nico Hulkenberg.

Logo depois, com as três melhores parciais, Russell melhorou ainda mais sua marca, mantendo-se no topo da tabela com 1min11s188, com Leclerc (Ferrari) em segundo, a 0s429. 

Mas o segundo lugar do monegasco durou pouco. Verstappen o superou, ficando a 0s180 de Russell.

A Ferrari, com Leclerc e Hamilton andando em ritmo muito parecido, ocupava as duas posições seguintes.

Piastri era o melhor da McLaren com quase meia hora de sessão. Norris era o nono, ao mesmo tempo em que Bortoleto ganhava ritmo para subir ao décimo posto.

PRIMEIRA SURPRESA

O TL1 apresentava a primeira surpresa quando Pierre Gasly (Alpine) se colocou em quarto, ficando entre os dois carros da Ferrari. Vale lembrar que no ano passado a Alpine aproveitou-se bem da pista molhlada e seus dois pilotos foram ao pódio em Interlagos, com Esteban Ocon em segundo e Gasly em terceiro.

A SEGUNDA SURPRESA

Quem também subiu na tabela foi Carlos Sainz. O espanhol da Williams, que ontem nem apareceu em Interlagos para o dia de coletivas com a imprensa por conta de uma indisposição, encaixou uma volta muito boa, em 1min11s471, em terceiro lugar.

Porém, Piastri também foi bem em sua tentativa seguinte e foi melhor que Sainz, passando a terceiro lugar, derrubando o espanhol para quarto.

SEGUNDA MEIA HORA

Decorridos os 30 minutos iniciais do treino livre, pouca coisa mudava na tabela de tempos, com todos os 19 pilotos na pista (Tsunoda seguia nos boxes), a prioridade era buscar melhorias aerodinâmicas e entender o desempenho do carro com tanque cheio. Por isso, todos faziam uso do composto mais duro da Pirelli. 

A Red Bull devolveu Tsunoda à pista restando pouco mais de 20 minutos para o final da sessão. Ele havia completado apenas quatro voltas quando precisou ingressar nos boxes para os reparos. Ele era, então, o único a utilizar o composto macio, e em sua primeira volta lançada subiu do último para o 13º lugar, rebaixando Bortoletto para o 14º posto.

Mas Tsunoda ainda tinha a melhorar e completou mais um giro pelos 4.309 metros do traçado paulistano em 1min11s763, para ficar com o décimo melhor tempo, restando oito minutos para o término. Ele seguia sendo o único com o composto macio. Os demais estava com os pneus de faixa branca (duros).

FINAL DE SESSÃO COM TROCAS CONSTANTES DE POSIÇÕES

Restavam seis minutos quando Alex Albon (Williams) tomou a liderança de Russell, com 1min11s004. Ele estava com pneus médios, a preferência de todos que deixavam o pit-lane nos derradeiros momentos do ensaio único em Interlagos.

Na sequência, o que se viu, foi uma constante mudança de posições, com a liderança passando para Sainz, primeiro a andar na casa de 1min10s, com 1min10s820.

No final das contas, Norris tomou o primeiro lugar do então líder Piastri e comandou a dobradinha da McLaren. Depois dos carros papaia, a Sauber de Hulkenberg, a Aston Martin de Alonso, a Sauber de Bortoletto e a Mercedes de Russell.

Em sua última tentativa, Hamilton deu um giro duplo com sua Ferrari mas evitou a batida na Junção. O britânico fechou a sessão em 19º lugar.

O final de semana na capital paulista compreenderá a realização da Sprint (no sábado) por isso os outros dois habituais treinos livres (um na sexta e outro no sábado) não acontecerão. Aliás, aqui vale uma observação: na próxima temporada, embora garantida no calendário da F1, a etapa de Interlagos não terá Sprint, prova mais curta que rende apenas oito pontos ao vencedor e é um verdadeiro estorvo para as equipes, que têm tempo reduzido para se preparar para a classificação e o GP, bem mais rentável em termos de pontuação (25 pontos para o vencedor).

De qualquer forma é isso o que temos para este ano no autódromo paulistano, e pilotos e equipes buscaram tirar o máximo proveito dos exíguos 60 minutos de ensaio. 

RETOMADA DAS ATIVIDADES

Logo mais, a partir das 15h30, acontece a classificação que definirá o grid para a Sprint, que acontecerá no sábado (8) a partir das 11h. Aliás, há previsão de chuva para o sábado.

CAMPEONATO

A disputa pelo título segue em aberto, com favoritismo para a dupla da McLaren. Lando Norris assumiu a ponta do campeonato após vencer a etapa anterior, no México, e agora tem um ponto de vantagem para Oscar Piastri (357 a 356). Max Verstappen, da Red Bull, que descontou muito da diferença que tinha, segue em terceiro, com 321, e ainda sonha com o pentacampeonato consecutivo.

Depois da etapa paulistana, restarão outras três: Las Vegas, Catar (com Sprint) e Abu Dhabi.

Se entre os pilotos ainda há indefinição, o título entre os Construtores já está sacramentado a favor da McLaren, que repetiu o feito do ano passado e chegou à décima conquista. Apenas a Ferrari ganhou mais campeonatos entre as equipes, 16. Vale lembrar que o Mundial de Pilotos existe desde 1950 e o de Construtores passou a ser considerado a partir da temporada de 1958.

PNEUS

A Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus para a Fórmula 1, escolheu compostos mais duros em relação ao que levou para Interlagos em 2024, a saber: C2 (Duro); C3 (Médio) e C4 (Macio), mesma gama que foi utilizada no GP de São Paulo de 2023.

No ano passado, os pneus para pista seca não foram necessários para a corrida, mas quando utilizados na sexta-feira e no sábado de manhã, apresentaram altos níveis de desgaste, além da granulação, especialmente no eixo traseiro.

 

RELEMBRE COMO FOI O GP DE SÃO PAULO DE 2024

A pole no ano passado foi de Lando Norris (McLaren), em 1min23s405, sob chuva. Norris ganhou a Sprint e o GP teve uma vitória espetacular de Verstappen, que largou em 17º.

No pódio de Interlagos, ao seu lado, em dia memorável para a Alpine, com Ocon em segundo e Gasly em terceiro. Clique aqui e veja como foi.

ATIVIDADES

Desde 2021 o GP São Paulo de Fórmula 1 conta com a corrida curta no sábado (Sprint, às 11h) e o GP no domingo, modelo que não será repetido em 2026.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE SÃO PAULO, EM INTERLAGOS, 21ª ETAPA DO MUNDIAL - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sexta-feira (7)

Treino livre 1 - 11h30 às 12h30
Classificação para a Sprint - 15h30

Sábado (8)

Sprint - 11h00 (21 voltas)
Classificação para o GP - 15h00

Domingo (9)

Largada para a corrida - 14h00 - 71 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano. 

CAMPEONATO

Com a vitória no GP do México no dia 26 de outubro, Lando Norris assumiu a liderança do campeonato, com 357 pontos, um à frente de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe na McLaren. Max Verstappen (Red Bull) é o terceiro, com 321.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2025 DA FÓRMULA 1

1. GP da Austrália  - Circuito de Melbourne - 14 a 16/03/2025 - Pole de Norris, em 1min15s096 - Vitória de Norris, seguido por Verrtappen e Russell

2. GP da China - Autódromo Internacional de Xangai * - 21 a 23/03/2025 - Vitória de Hamilton na Sprint - Pole de Piastri, com 1min31s591 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.

3. GP do Japão - Autódromo de Suzuka - 4 a 6/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min26s983 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.

4. GP do Bahrein -  Autódromo Internacional de Sakhir - 11 a 13/04/2025 - Pole de Piastri, em 1min29s841 - Vitória de Piastri, seguido por Russell e Norris.

5. GP da Arábia Saudita - Autódromo de Jeddah-Corniche -  18 a 20/04/2025 - Pole de Verstappen, em 1min27s294 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Leclerc.

6. GP de Miami - Circuito Internacional de Miami * - 2 a 4/05/2025 - Sprint vencida por Norris - Pole de Verstappen, em 1min26s204 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Russell.

7. GP da Emilia-Romagna -  Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imola) - 16 a 18/05/2025 - Pole de Piastri, em 1min14s670 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.

8. GP de Mônaco - Circuito de Monte Carlo - 23 a 25/05/2025 - pole da Norris, em 1min09s954 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Piastri.

9. GP da Espanha - Circuito de Barcelona-Catalunha - 30/05 a 1º/06/2025 - Pole de Piastri, em 1min11s546 - Vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.

10. GP do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - 13 a 15/06/2025 - Pole de George Russell, em 1min10s899 - Vitória de Russell, seguido por Verstappen e Antonelli.

11. GP da Áustria - Red Bull Ring, em Spielberg -  27 a 29/06/2025 - Pole de Norris, em 1min03s971 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Leclerc.

12. GP da Grã-Bretanha - Autódromo de Silverstone - 4 a 6/07/2025 - Pole de Verstappen, em 1min24s892 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Hulkenberg.

13. GP da Bélgica - Autódromo de Spa-Francorchamps * -  25 a 27/07/2025 - Vitória de Verstappen na Sprint - Pole de Norris, em 1min40s562 - vitória de Piastri, seguido por Norris e Leclerc.

14. GP da Hungria - Autódromo de Hungaroring -  1º a 3/08/2025 - Pole de Leclerc, em 1min15s372 - Vitória de Norris, seguido por Piastri e Russell

15. GP da Holanda -  Autódromo de Zandvoort - 29 a 31/08/2025 - Pole de Piastri, em 1min08s662 - Vitória de Piastri, seguido por Verstappen e Hadjar.

16. GP da Itália - Autódromo de Monza -  5 a 7/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min18s792 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Piastri.

17. GP do Azerbaijão -  Circuito de Baku - 19 a 21/09/2025 - Pole de Verstappen, em 1min41s117 - Vitória de Verstappen, seguido por Russell e Sainz.

18. GP de Singapura - Circuito de Marina Bay - 3 a 5/10/2025 - Pole de Russell em 1min29s158 - Vitória de Russell, seguido por Vestappen e Norris.

19. GP dos Estados Unidos -  Autódromo das Américas (COTA) * - 17 a 19/10/2025 - Pole de Verstappen, em 1min32s510 - Vitória de Verstappen na Sprint - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

20. GP do México - Autódromo Hermanos Rodríguez - 24 a 26/10/2025 - Pole de Norris, em 1min15s586 - Vitória de Norris, seguido por Leclerc e Verstappen.

PRÓXIMAS ETAPAS

21. GP de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) * -  7 a 9/11/2025
22. GP de Las Vegas - Circuito de Las Vegas Strip - 20 a 22/11/2025
23. GP do Catar -  Autódromo Internacional de Lusail * - 28 a 30/11/2025
24. GP de Abu Dhabi - Circuito Yas Marina - 5 a 7/12/2025

* Etapas com Sprint

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time