Bottas fez o melhor tempo, seguido por Hamilton. Foto: Mercedes-AMG F1

Bottas fez o melhor tempo, seguido por Hamilton. Foto: Mercedes-AMG F1

A primeira bateria de treinos da pré-temporada da Fórmula 1 não poderia ter sido melhor para a Mercedes, com seus dois pilotos fechando na frente esta sexta-feira (21), com Valtteri Bottas em primeiro e Lewis Hamilton em segundo.

A marca que colocou Bottas na liderança foi obtida na parte da manhã de hoje, em 1min15s732, 0s784 melhor que Hamilton, que treinou no período vespertino. 

Os demais pilotos, até o quinto colocado, não melhoraram seus tempos em relação à manhã. Esteban Esteban Ocon (Renault) foi o terceiro, Lance Stroll (Racing Point) foi o quarto e Daniil Kvyatt (AlphaTauri) fechou na quinta colocação. 

Quem conseguiu melhorar seu tempo, mas ainda permanecer em sexto foi o italiano Antonio Giovinazzi, que testou a Alfa Romeo nos dois períodos. O sétimo foi Daniel Ricciardo, com a Renault. Aliás, os sete primeiros colocados obtiveram suas melhores marcas com pneus macios.

O dia se revelou problemático para três equipes: Ferrari, Williams e Renault, as primeiras que sofreram com panes desde o início dos testes na última quarta-feira.

IMPACTO DA NOVIDADE DA MERCEDES

A Mercedes que trouxe uma novidade polêmica nesta semana em seu novo carro, o W11, o "DAS" (Dual Axis Steering), que na tradução literal significa "Direção de Eixo Duplo", sistema controlado no volante (movimentos para trás e para a frente) que muda a cambagem das rodas dianteiras, cumpriu sua programação sem intercorrências, sinalizando que dificilmente alguma equipe possa estar minimamente próxima para lutar pelo campeonato de pilotos e construtores.

O "DAS": PODE OU NÃO PODE?

A novidade da Mercedes, criação do projetistabritânico James Allison (ex-Ferrari), tem o aval da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que deu carta branca para que os times utilizem o "DAS" na temporada de 2020. Para 2021, entretanto, ele não será permitodo.

James Allison, projetista da Mercedes, responsável pelo "DAS", sistema inovador que foi implementado no W11. Foto: Reprodução

RENAULT

A Renault, que ficou em segundo pela manhã com Esteban Ocon, teve problemas à tarde. Daniel Ricciardo, que conduziu os trabalhos com o R.S.20 depois do almoço teve uma perda de potência e foi orientado (via rádio) pelos engenheiros a encostar em uma área segura para depois ser removido aos boxes. O time francês trabalhou com agilidade e devolveu o australiano à pista.

FERRARI

Pela manhã, problemas com a SF1000 conduzida por Sebastian Vettel. O alemão completou apenas 40 voltas e sofreu com uma pane no motor. Retornou à atividade vespertina para mais 60 voltas e simulou configuração para corrida, o que llhe deixou na rabeira da lista de tempos combinada (manhã e tarde), em 13º entre os 16 pilotos que participaram dos ensaios.

O time italiano deverá trazer atualizações para a próxima semana de ensaios em Barcelona.

Instalações da Ferrari no circuito de Montmeló, em Barcelona. Time italiano precisará de muitas reuniões e trabalho na fábrica e na próxima semana para tentar melhorar a SF1000. Foto: Scuderia Ferrari

 

Vettel enfrentou problema de motor pela manhã mas voltou a treinar à tarde. Somando-se os dois períodos, completou 100 voltas. Foto: Scuderia Ferrari

MAIS TREINOS NA PRÓXIMA SEMANA

A partir de quarta-feira (26), até a sexta (28), acontecem os três últimos dias de treinos da pré-temporada, novamente em Barcelona, sempre em dois períodos de quatro horas cada. Será a última oportunidade para que os dez times da Fórmula 1 façam os ajustes antes do embarque para a abertura do campeonato, dia 15 de março, em Melbourne, onde acontece o GP da Austrália.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 (BARCELONA) - DIA 3 - COMBINADO (MANHÃ E TARDE)

 

 



   

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