Equipe inglesa, pelo menos por enquanto, não modificou a padronização de cores

Equipe inglesa, pelo menos por enquanto, não modificou a padronização de cores

A McLaren apresentou na manhã desta quinta-feira, 29, seu carro para a temporada de 2015 da Fórmula 1, o MP4-30 equipado com motor Honda V6 turbo de 1.6 litro.

Através de seu site, a equipe de Woking divulgou fotos do carro que nesta temporada será conduzido pelo espanhol Fernando Alonso e o inglês Jenson Button. O piloto reserva é Kevin Magnussen, dinamarquês que competiu ao lado de Button no ano passado.

Ao contrário do que se esperava, um visual que remetesse aos anos 80 e início dos 90, em branco e vermelho, ou reeditando sua cor original, laranja, a McLaren manteve o padrão, pelo menos por enquanto, em prata e com detalhes em vermelho, presente em toda borda do bico, de perfil bastante baixo.

Após uma longa parceria com a Mercedes como fornecedora de motores, entre 1995 e 2014, a equipe inglesa voltará a ser impulsionada pela Honda, que foi sua fornecedora por cinco temporadas, de 1988 a 1992, período, aliás, de muito sucesso, quando foi campeã de construtores consecutivamente entre 1988 e 1991, e de pilotos por quatro vezes (os três títulos mundiais de Ayrton Senna, em 1988, 1990 e 1991) e um de Alain Prost (1989). O francês também conquistou os títulos de 1985 e 1986 pela McLaren, então utilizando motores TAG-Porsche e o título de 1993, com Williams-Renault.

O último título de construtores vencido pela McLaren foi em 1998, ano em que Mika Hakkinen, um dos seus pilotos (o outro era David Couthard), também ganhou o campeonato de pilotos. Na ocasião, o brasileiro Ricardo Zonta, atualmente na Stock Car, era o piloto reserva. Outro brasileiro, além de Zonta, foi piloto de testes da McLaren: Roberto Pupo Moreno, em 1991.

O atual campeão da F1, Lewis Hamilton (Mercedes), venceu o último título de pilotos para a McLaren, em 2008, no marcante GP do Brasil, em Interlagos, quando ultrapassou Timo Glock na última volta, no momento em que os ferraristas já comemoravam o triunfo de Felipe Massa.

Além de Ayrton Senna, outro brasileiro foi campeão pela McLaren: Emerson Fittipaldi, que em 1974 conquistou o primeiro título do time fundado por Bruce McLaren em 1966.

Em seu primeiro ano na Fórmula 1, em 1978, Nelson Piquet, que havia disputado sua corrida de estreia na categoria com um Ensign, correu com um McLaren-Ford M-23 em três GPs, mas não pela equipe oficial, que contava com o inglês James Hunt e o francês Patrick Tambay.

O novo carro da McLaren-Honda estará em ação no traçado espanhol de Jerez de la Frontera, local da pré-temporada, entre os dias 1 e 4 de fevereiro. Alonso guia o modelo nos dias 1 e 3. Button completa o cronograma da escuderia nos dias 2 e 4.

A etapa de abertura acontece no dia 15 de março, no traçado urbano de Melbourne, na Austrália.

Foto: McLaren/Divulgação

No aspecto aerodinâmico, perfil baixo do bico é a principal novidade do MP4-30. Foto: McLaren/Divulgação

ABAIXO, OUTROS CARROS DA MCLAREN

Emerson Fittipaldi em 1974, ano de seu segundo título mundial na F1, com McLaren-Ford M-23. Foto: Divulgação

Ayrton Senna em 1988, com a McLaren-Honda MP4/4. Foto: Divulgação

O finlandês Mika Hakkinen, em 1998, ano do último título de construtores da equipe inglesa. O modelo, impulsionado por motor Mercedes, era o MP4/13. Foto: Divulgação

A McLaren-Mercedes MP4/23 de Lewis Hamilton, à frente, logo após superar o alemão Timo Glock, da Toyota, no GP do Brasil de 2008, em Interlagos, na última volta, quando conquistou seu primeiro título mundial, chegando em quinto lugar. Foto: Reprodução

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time