Monegasco da Ferrari foi perfeito no Q3 em Sakhir. Foto; Scuderia Ferrari

Monegasco da Ferrari foi perfeito no Q3 em Sakhir. Foto; Scuderia Ferrari

O monegasco Charles Leclerc Lconquistou a pole para o o GP do Bahrein de Fórmula 1, etapa de abertura do Mundial, prova marcada para este domingo (20), a partir das 12h (de Brasília) no circuito de Sakhir, com 57 voltas programadas.

Na classificação realizada neste sábado (19), com 1min30s558 Leclerc parte da primeira fila pela décima vez na Fómula 1, e terá ao seu lado o atual campeão, Max Verstappen, da Red Bull, que ficou a 0s123 do monegasco. 

Na segunda fila, a apenas 0s006 de Verstappen, Carlos Sainz parte em terceiro, e terá ao seu lado o mexicano Sergio Pérez (Red Bull). 

Depois, em quinto, larga Lewis Hamilton, com a Mercedes, e Valtteri Bottas, agora na Alfa Romeo, fecha o top-6 na pista barenita de 5.412 metros.

Além de Bottas, outra grande surpresa entre os dez primeiros foi Kevin Magnussen, com a Haas, que larga em sétimo. Fernando Alonso parte em oitavo com a Alpine, George Russell (Mercedes) ficou em nono e Pierre Gasly, com a AlphaTauri se classificou em décimo. 

Assim, em sua primeira corrida após deixar a Mercedes, Bottas conseguirá alinhar pela Alfa Romeo na terceira fila, ao lado do ex-companheiro Hamilton e três posições à frente de Russell, seu substituto no time da estrela de três pontas.

FORÇA MOTRIZ DA FERRARI

Ponto fraco do time italiano em 2021, o conjunto propulsor da Ferrari começou a temporada em ótima forma, com quatro carros no top-10: além dos dois carros de seu time próprio, com Leclerc em primeiro e Sainz em terceiro, Bottas (Alfa Romeo) em sexto e Magnussen (Haas) em sétimo. 

O fabricante que mais se aproximou da Ferrari em performance foi a Honda, com as duas Red Bull (em 2º com Verstappen e em quato com Pérez) e a AlphaTauri com Gasly, em décimo. A Mercedes terá dois carros empurrados por seus motores no top-10, com Hamilton em quinto e Russell em nono. O propulsor da Renault terá um de seus dois representantes entre os dez primeiros, Fernando Alonso (Alpine), o oitavo do grid.

DECEPÇÃO

A McLaren evidenciou suas dificuldades, sobretudo com o problema que enfrentou com os freios, que mostraram superaquecimento, não avançou ao Q2 com Ricciardo e ficou de fora do Q3 com Norris. 

A CLASSIFICAÇÃO

No Q1, primeira parte dos 60 minutos da classificação, os dois carros da Ferrari, separados por 0s096, ficaram nas duas primeiras colocações, com Leclerc em primeiro e Sainz em segundo.

Verstappen fechou em terceiro, Bottas em quarto, Magnussen foi o quinto e Ocon fechou em sexto. A agora cambaleante Mercedes, figurou em discretos nono e décimo lugares, com Russell e Hamilton, respectivamente

Na linha de corte, Albon e Tsunoda lutavam para passar ao Q2 mas foi o piloto da Williams que avançou, enquanto o japonês precisou se contentar com o 16º lugar no grid. Assim, não avançaram: Albon, Hulkenberg, Ricciardo, Stroll e Latifi.

No Q2, com a melhor marca do fim de semana, Verstappen colocou-se em primeiro com 1min30s757, seguido por Leclerc e Pérez.

Na zona do desconforto, em décimo, estava Bottas e em 11º Mick Schumcher, rstando cinco minutos para o final desta segunda parte da classificação.

Sainz se aproximou de Verstappen, a 0s030, no exato instante em que a bandeira quadriculada tremulava. Hamilton e Russell fecharam o Q2 em quinto e sexto lugares, com Magnussen em sétimo. Depois, dentro do top-10, ficaram Alonso, Gasly e Bottas.

Não avançaram ao Q3: Ocon, Schumacher, Norris, Albon e Zhou.

No Q3, com uma volta excepcional, Sainz anotou 1min30s687, a melhor de todo o fim de semana até então.

No momento derradeiro, nas últimas tentativas para todos os dez na busca pela pole, e Leclerc garantiu sua décima pole na F1 com 1min30s558. Verstappen também conseguiu superar Sainz para garantir-se em segundo lugar, mas apenas 0s006 melhor que o espanhol.

EM 2021...

No ano passado, na configuração antiga dos carros, a pole foi de Max Verstappen (Red Bull), com 1min28s997, mas a vitória foi de Lewis Hamilton (Mercedes). Verstappen foi o segundo colocado e Valtteri Bottas, à época na Mercedes, completou o pódio.

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DO BAHREIN (SAKHIR) - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Classificação – 12h às 13h

Domingo (20)

Corrida – 12h



  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa