Britânico agora soma 92 vitória na categoria. Foto: Mercedes-AMG F1

Britânico agora soma 92 vitória na categoria. Foto: Mercedes-AMG F1

O britânico Lewis Hamilton venceu neste domingo (25) o GP de Portugal de Fórmula 1, disputado no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, tornando-se agora, de forma isolada, o recordista de vitórias da categoria, com 92 triunfos, um a mais que o alemão Michael Schumacher. Hamilton conseguiu esta marca em seu 262º GP.

Valterri Bottas, que chegou a tomar a ponta na primeira volta, não resistiu à pressão do hexacampeão e perdeu a liderança na 20ª volta, terminando na segunda colocação. Max Verstappen, que teve uma largada complicada, perdendo posições, acabou se recuperando e ficou com a última vaga no pódio lusitano.

CAMPEONATO

Com a vitória e o ponto de bonificação que conquistou por ter feito a volta mais rápida, Hamilton chegou aos 256 pontos na tabela, abrindo frente de 77 para Bottas, o vice-líder, restando cinco etapas para o final do campeonto (156 pontos em jogo, considerando-se as voltas mais rápidas também).

Max Verstappen segue na terceira colocação, com 162 pontos, posiçâo coômoda em relação ao quarto colocado, Daniel Ricciardo, que soma 80. Leclerc ocupa a quinta posição com 75 e Sergio Pérez fecha o top-6 com 74.

PRÓXIMA ETAPA

Em 1º de novembro o circuito de Imola retorna ao calendário a Fórmula 1 após 14 anos, mas não com o nome de GP de San Marino, mas como GP da Emília Romagna. Em 2006 a pole foi de Michael Schumacher (Ferrari), com 1min22s795 e ele mesmo venceu a prova, seguido por Fernando Alonso (Renault) e Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercedes).

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DE PORTUGAL - AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE (PORTIMÃO)

PRIMEIRA VOLTA DE TIRAR O FÔLEGO!

Assim que as luzes vermelhas se apagaram e os pilotos partiram para a primeira volta, muita emoção no traçado de 4.653 metros de Portimão. Hamilton até sustentou a primeira posição na primeira curva, enquanto Verstappen perdia terreno e tocava em Pérez.

Bottas ultrapassou Hamilton, que tinha problemas com o aquecimento de seus pneus médios e também acabou por ser superado por Sainz, que em seguida ganhou a liderança ao passar por Bottas.

ORDEM NATURAL COM AS MERCEDES DE VOLTA À FRENTE

Na volta 6, mudança na liderança, com Bottas ultrapassando Sainz. Os seis primeiros neste giro: Bottas, Sainz, Hamilton, Verstappen, Norris e um surpreendente Raikkonen.

Na volta 7, com tranquilidade, Hamilton passa ao segundo lugar. Queda de rendimento de Sainz com pneus macios, que também fica na mira do quarto colocado Verstappen, que logo ganhou o terceiro lugar do espanhol.

Raikkonen, que começou muito bem e chegou a ocupar a sexta posição, perdeu performance e na volta 13 era o 12º colocado.

HAMILTON NA FRENTE

Na volta 20, após uma rápida aproximação, Hamilton tomou a liderança de Bottas, um giro depois do toque entre Norris e Stroll.

Na volta 35, ainda protelando suas paradas para troca de pneus, Hamilton mantinha-se em primeiro, com 8s3 de vantagem para Bottas. Depois deois deles, já com pneus novos, Verstappen, Leclerc, Pérez e Ocon.

Hamilton fez sua troca de pneus na volta 41. Bottas manteve-se na pista e parou no giro seguinte. Ambos colocaram o composto duro da Pirelli e o britânico reassumiu a liderança da prova e com maior vantagem sobre o finlandês, na casa dos 13 segundos.

A vantagem só aumentou entre os pilotos da Mercedes até a bandeira quadriculada. Verstappen terminou em terceiro, seguido por Leclerc, Gasly, Sainz  (que chegou a liderar a prova no começo) e Pérez, que fechou a lista dos seis primeiros.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2020 DA F1:

5 de julho – GP da Áustria (Spielberg) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes) - Pole de Bottas (1min02s939)
12 de julho – GP da Estíria (Spielberg) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min19s273)
19 de julho – GP da Hungria (Hungaroring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min13s447)
2 de agosto – GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min24s303)
9 de agosto – GP do Aniversário de 70 anos da Fórmula 1 (Silverstone) - Vitória de Max Verstappen (Red Bull-Honda) - Pole de Bottas (1min25s154)
16 de agosto – GP da Espanha (Barcelona) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) Pole de Hamilton (1min15s584)
30 de agosto – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min41s252)
6 de setembro – GP da Itália (Monza) - Vitória de Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) - Pole de Hamilton (1min18s887)
13 de setembro - GP da Toscana (Mugello) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min15s144)
27 de setembro - GP da Rússia (Sochi) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min31s304)
11 de outubro - GP do Eifel (Alemanha, em Nurburgring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Bottas (1min25s269)
25 de outubro - GP de Portugal (Portimão) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min16s652)
1º de novembro - GP da Emilia Romagna (Imola)
15 de novembro - GP da Turquia (Istambul)
29 de novembro - GP do Bahrein (Sakhir)
6 de dezembro - GP do Bahrein (Sakhir)
13 de dezembro - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

Últimas do seu time