Ronaldinho Gaúcho é a nova estrela do futebol mexicano. Contratado pelo Querétaro, o craque de 34 anos deverá enfrentar problemas para se adaptar ao país norte-americano

Ronaldinho Gaúcho é a nova estrela do futebol mexicano. Contratado pelo Querétaro, o craque de 34 anos deverá enfrentar problemas para se adaptar ao país norte-americano

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

Ronaldinho Gaúcho é a nova estrela do futebol mexicano. Contratado pelo Querétaro, o craque de 34 anos deverá enfrentar problemas para se adaptar ao país norte-americano. Quem projeta é o ex-atacante Zaguinho, que disputou a Copa do Mundo de 1994 pela seleção do México e que atualmente é comentarista da ESPN local.

Luis Roberto Alves dos Santos Gavranic é o nome de batismo de Zaguinho, que hoje tem 47 anos. Filho de José Alves (ex-jogador do Santos, conhecido como 'Lobo Solitário'), ele nasceu na Cidade do México e veio para o Brasil com apenas três anos. Passou pelas categorias de base do Corinthians, mas voltou ao seu país natal com 18 anos para se tornar profissional pelo América-MEX. Depois, defendeu o Atlante, o Necaxa e chegou à seleção mexicana, por onde foi campeão da Copa Ouro em 1993.

Tamanha experiência no país norte-americano faz com que Zaguinho consiga projetar alguns dos desafios que Ronaldinho Gaúcho terá pela frente. Entre eles, a intensidade de jogo da liga local, a expectativa em cima do melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 e a dificuldade do Querétaro em se firmar como protagonista no país.

"Aqui o futebol é bastante competitivo, vai ser difícil a adaptação dele no futebol mexicano", analisou o ex-atacante do México.

"Vai depender muito do Ronaldinho, que ele possa corresponder essas expectativas. No meu ponto de vista, o Querétaro não tem o melhor elenco, a cidade é pequena. Fico um pouco na dúvida, não porque o Ronaldinho não tenha qualidade, mas sim porque o time e as exigências serão altas em cima dele e o time não está a altura", completou Zaguinho em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

O ritmo intenso do futebol praticado pelos clubes mexicanos pode ser outro problema ao veterano jogador. "O futebol mexicano é muito disciplinado na tática. Vocês viram no último Mundial como a seleção do México complicou para o Brasil, é uma seleção que corre todo tempo, porque a condição física do mexicano é muito boa. Eu não sei como estão as condições físicas dele, parece que não joga há três meses e isso preocupa", pontuou.

"O futebol mexicano tem a sua peculiaridade, você joga aqui ao meio dia com um sol tremendo, tem as condições dos gramados, são gramados meio altos, não é aquele gramado curtinho. E de repente você joga na altitude do México que são 2400 metros, com umidade muito grande com temperaturas altas. Ou seja, não é tão fácil como se vê de fora", alertou.

"Mas a qualidade do Ronaldinho ninguém vai discutir, a capacidade dele como cobrar falta com os passes, hoje em dia um dos últimos ídolos do futebol mexicano se chama Cuauhtémoc Blanco, ele tem 41 anos (e ainda joga)", relatou.

A intensa vida noturna do craque é também vista com ressalvas para sua plena adaptação no México. "Aqui a disciplina é intensa. Existem muitas exigências por parte dos dirigentes, eles não fazem vistas grossas, principalmente com um estrangeiro", avisou Zaguinho. "Se ele corresponder com o futebol, com as exigências do time, seguramente muitas dessas situações incômodas vão ser esquecidas", relativizou.

Ronaldinho Gaúcho é campeão da Copa do Mundo em 2002, foi ídolo do Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan, conquistou a Liga dos Campeões e a Libertadores. Seu prestígio internacional faz com que a liga mexicana fique mais em evidência. Contudo, Zaguinho crê que a chegada do craque não é apenas um golpe de marketing.

"Posso garantir que trata-se da maior contratação no México dos últimos 20 anos. Sem dúvida alguma a mais importante por tudo o que representa o Ronaldinho Gaúcho. Só que as pessoas estão esperando mais no futebolístico que do marketing, inclusive porque o time dele não é um time considerado grande e está armando um esquema pra que o Ronaldinho se sinta tranquilo e cômodo e possa dar o melhor dele como jogador na liga mexicana", sentenciou.

*colaborou Guilherme Ceciliano

FOTO: UOL

Últimas do seu time