Clique aqui e veja!

Clique aqui e veja!

No MMA moderno conhecer apenas uma modalidade não garante diferencial para o lutador e muitos dos campeões mundiais das principais entidades como UFC e Bellator têm como base o wrestling conhecido no Brasil como luta olímpica. Com longa carreira na modalidade o técnico Edson Kudo ministrou seminário de wrestling voltado para MMA no último dia 11 na academia Team Nogueira de Tucuruvi, São Paulo, contando com a presença de 20 atletas.

O trabalho de Kudo focou na realidade que estes gladiadores enfrentam no octógono como quando estão encurralados nas grades ou sob intensas sequências de socos e chutes. Os mesmos aprenderam os seis princípios valorizados na modalidade sobre os quais o professor fala: “conhecer esses seis princípios são fatores importantes para vencer o combate. Todas as técnicas, táticas e estratégias utilizam esses fundamentos”.

Faixa-preta de judô dos senseis Goro Kosaihira de Marília e Chiaki Ishii de São Paulo e com conhecimentos em lutas de trocação, chutes e socos, Kudo constata que os lutadores brasileiros vêm de modalidades como judô, boxe, muay thai e jiu-jitsu, enquanto americanos, europeus e asiáticos possuem conhecimentos maiores em wrestling e lutas relacionadas como o sambo.

Nomes respeitados no MMA que treinaram ou já treinaram com Kudo são Alexandre “Popó” Bezerra e Flavio Álvaro. Outro destaque é Edson Robles que vem crescendo como treinador na equipe de Paulo Nikolai e participou do seminário.

Robles destaca o ensinamento de quedas próximas a grade e como utilizar a força neste momento de forma inteligente e sem perder o fôlego, algo mais comum do que se espera, além disto destaca “arremessos com finalizações e socos”.

Com seminários como este Kudo vem despontando como pioneiro em um esporte pouco conhecido pelos brasileiros, mas tão difundido pelo mundo e de enorme influência no MMA moderno.

Fotos: Lucas Sampaio e Edson Robles

Últimas do seu time