Amigos de longa data, eles jogaram juntos na Roma. Foto: Divulgação

Amigos de longa data, eles jogaram juntos na Roma. Foto: Divulgação

Desde a última segunda-feira (26) em Madrid para um intercâmbio com o treinador Carlo Ancelotti, comandante do Real Madrid, Paulo Roberto Falcão enalteceu para elogiar seu amigo de longa data, segundo ele um dos mais vitoriosos e respeitados do mundo. Eles jogaram juntos durante todo o tempo em que Falcão defendeu a Roma, entre 1980 e 1985, com duas conquistas marcantes, a Copa da Itália nas temporadas de 1980-1981 e 1982-1984.

“Carlo e eu temos uma característica em comum: gostamos de estudar o futebol em todas as suas minúcias”, comenta Falcão. “Não à toa ele é hoje um dos mais vitoriosos e respeitados técnicos do mundo, e suas equipes estão sempre disputando os títulos mais cobiçados. Para mim, é um privilégio ter a oportunidade de manter-me atualizado ao lado de um velho amigo e multicampeão”, comentou Falcão, que desde 2010 mantém esta rotina de visitas a clubes europeus para encontros com treinadores consagrados, atividade que somente foi interrompida durante a pandemia.

O objetivo da viagem, de acordo com a assessoria do treinador brasileiro, é observar, analisar in loco as principais tendências e novidades do futebol europeu e compartilhar com o colega italiano suas impressões a respeito do momento do futebol brasileiro e sul-americano às vésperas da Copa do Mundo do Catar, programada para acontecer entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Falcão, um dos principais jogadores brasileiros de todos os tempos, que marcou época no Internacional e na Roma, mais recentemente trabalhou como comentarista esportivo, isso após uma trajetória como treinador, incluindo uma passagem pela Seleção Brasileira logo após a Copa de 1990, permanecendo no cargo até 1991. Seu mais recente trabalho foi pelo Inter, em 2016. 

Ancelotti e Falcão com a comissão técnica do Real Madrid. Foto: Divulgação 

HISTÓRICO DE INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

Paulo Roberto Falcão mantém uma rotina de intercâmbios profissionais internacionais desde 2010, quando reuniu-se com o português José Mourinho, então técnico da Internazionale de Milão, e com seu sucessor, o espanhol Rafa Benítez, que o substituiu naquela temporada.

Em 2011, quando conquistou o Campeonato Gaúcho pelo Sport Club Internacional, Falcão viajou para a Itália e para a Espanha para reunir-se com Cesare Prandelli, que comandava a seleção italiana à época; Arrigo Sacchi, bicampeão mundial com o Milan em 1989 e 1990 e vice-campeão do mundo na Copa de 94; e novamente com Mourinho, então à frente do Real Madrid.

Em 2012, quando sagrou-se Campeão Baiano com o Esporte Clube Bahia, o brasileiro retornou à Itália para um período de trabalho ao lado de Vincenzo Montella, técnico da Fiorentina naquela temporada.

Dois anos mais tarde, Paulo Roberto Falcão esteve em Madri para um intercâmbio com Carlo Ancelotti, então em sua primeira passagem como treinador do Real. O técnico brasileiro assistiu a treinos e a jogos do time merengue pelo Campeonato Espanhol e Copa do Rei.

Na condição de âncora dos canais FOX Sports durante a Copa do Mundo do Brasil, Falcão aproveitou as viagens que fez para a produção do programa “O Giro de Paulo Roberto Falcão” e reuniu-se com o próprio Ancelotti, no Real, e com o treinador sensação do período, Marc Wilmots, então à frente da seleção da Bélgica.

Já em 2017, Paulo Roberto esteve com Luciano Spalletti, atual técnico do Napoli – líder do Campeonato Italiano e do Grupo A da Champions League –, então comandante da Inter de Milão.

Em 2020, poucos dias antes da deflagração global da pandemia, Falcão precisou desmarcar a viagem que faria para a Inglaterra, onde se reuniria com Pep Guardiola, em visita ao Manchester City, e Jürgen Klopp, no Liverpool.
 

Últimas do seu time