Falta muito pouco para o jogo mais esperado da temporada no futebol Sul-Americano. Neste sábado (4), o Fluminense enfrentará o Boca Juniors, em pleno Maracanã, pela final da Copa Libertadores. A bola vai rolar para a decisão em jogo único a partir das 17h.
Esta não será a primeira vez em que o Fluminense poderá decidir a principal competição do continente em sua casa. Na edição de 2008, a história também foi a assim. As recordações daquele jogo, porém, não são tão boas para os torcedores tricolores.
No dia 2 de julho de 2008, o Fluminense recebeu no antigo Maracanã a LDU, do Equador, pela partida de volta da final da Libertadores. Na ida, disputada em Quito, o jogo acabou em vitória dos equatorianos por 4 a 2. Portanto, no Rio de Janeiro, o Flu tinha a difícil tarefa de virar o placar.
O Maracanã estava abarrotado com quase 90 mil torcedores do Fluminense. Logo no início do jogo, a enorme massa se calou com gol de Bolaños para a LDU aos 6 minutos. Para a sorte da torcida, porém, o meia Thiago Neves, então camisa 10 do Flu, entregou uma das melhores atuações já vistas em uma final de Libertadores.
No agregado, o placar estava 5 a 2 para o time equatoriano. Portanto, o Flu precisaria marcar três gols para levar a decisão aos pênaltis, e foi isso que Thiago Neves fez. O camisa 10 balançou as tradicionais redes "Véu de Noiva" do antigo Maracanã aos 12 e aos 28 do primeiro tempo. Depois, na etapa final, marcou o terceiro aos 13.
3 a 1 foi o placar no tempo normal e, com mais nenhum gol marcado na prorrogação, o jogo se encaminhou à disputa por pênaltis. O Flu chegou carregado de moral para as cobranças após uma heroica arrancada nos 90 minutos iniciais da decisão.
A sorte porém, estava do lado da LDU. Conca foi para a primeira batida para o Fluminense e desperdiçou, enquanto a LDU converteu o seu. Para a segunda cobrança foi Thiago Neves, autor de um histórico hat-trick no tempo normal. Para a surpresa de todos, o camisa 10 também desperdiçou sua cobrança.
Washington, o Coração Valente, foi mais um a perder sua cobrança. Assim, os equatorianos calaram o Maracanã vencendo por 3 a 1 nas penalidades máximas.
Com o fantasma de 2008, o jogo deste sábado (4) contra o Boca Juniors se torna ainda mais importante para o torcedor do Fluminense, que espera superar um trauma que já dura mais de 15 anos.
FLUMINENSE 3(1) X 1(3) LDU
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de julho de 2008
Árbitro: Héctor Baldassi (Fifa-ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG)
Renda-público: R$ 3.910.044,00 - 86.027 (78.918 pagantes)
GOLS: Bolaños, 6 do 1ºT (LDU); Thiago Neves, 12 e 28 do 1ºT e 13 do 2ºT (Fluminense).
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel (Maurício), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor (Dodô), Arouca (Roger), Cícero, Conca e Thiago Neves; Washington. Técnico: Renato Gaúcho.
LDU: Cevallos, Calle, Jairo Campos e Norberto Araujo; Guerrón, Urrutia, Daniel Vera, Bolaños (Salas), Manso (Willian Araujo) e Ambrossi; Bieler. Técnico: Edgardo Bauza.
Pênaltis convertidos: Urrutia (LDU), Salas (LDU), Cícero (FLU) e Guerrón (LDU).
Pênaltis perdidos: Conca (FLU), Campos (LDU), Thiago Neves (FLU) e Washington (FLU).
RELEMBRE OS MELHORES MOMENTOS DAQUELA PARTIDA:
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
25/04/2025Olhos no retrovisor: Relembre o comercial bem humorado protagonizado por Felipe Massa, que completa 44 anos
25/04/2025Sicredi promove confraternização em São Paulo com a presença de Milton Neves
25/04/2025Saudade: Há seis anos morria Dirceu Krüger, grande ídolo do Coritiba
25/04/2025O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
25/04/2025