Seleção de Portugal é mais um time a provar que obediência tática e transpiração também triunfam no futebol atual

Seleção de Portugal é mais um time a provar que obediência tática e transpiração também triunfam no futebol atual

No futebol moderno, a disciplina tática muitas vezes supera o talento. É fato. É só observar os jogos e as grandes competições e notará isso. Na última edição da Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid superou o Barcelona, na semifinal, com um futebol pragmático, de muita intensidade e disciplina tática, superando assim o talento individual do rival, que vence e encanta com a bola nos pés.

Já na decisão da Eurocopa, também vimos Portugal superar a França escorado na disciplina tática e com grande transpiração. Desta forma, superou o time francês, bem mais talentoso e jogando em casa.

O talento ainda define o jogo, é fato. Mas no futebol atual, o equilíbrio é conquistado com a obediência tática. Na linha de que é mais fácil destruir do que construir, os times “menores”, ou melhor, mais pragmáticos, conseguem igualar as forças na base da luta e da disciplina tática.

Ainda sobre a final da Euro, Portugal perdeu seu único talento ainda no início do jogo. Cristiano Ronaldo, em lágrimas, deixou, machucado, a decisão. Mesmo assim, seguiu focado e concentrado em não dar espaços para o time francês. Conseguiu.

Na prorrogação, alcançou o gol e a vitória. Um triunfo que surpreendeu, é verdade, mas que não pode ser contestado.

O futebol moderno não abre mão do talento, mas apresenta o equilíbrio, fruto da disciplina tática. Por isso, os treinadores ganharam uma projeção enorme nos últimos anos, graças ao duelo tático que impera no futebol atual.

De certa forma, ainda bem que este equilíbrio é conquistado na base da disciplina tática, caso contrário o futebol cairia numa mesmice, onde os mesmos times milionários venceriam os jogos e competições.

Não abro mão do talento. Assistir aos jogos do Barcelona e do Real Madrid, entre outros times talentosos, faz bem ao amante do futebol. No entanto, admito ter predileção às equipes que se escoram na tática e na transpiração. Que fazem da obediência tática seu principal trunfo e alcançam as conquistas desta forma.

Por isso, o futebol é um esporte mágico. A vitória da seleção portuguesa reflete a essência do futebol e torna-se um tapa de luva de pelica naqueles que insistem em pedir "justiça" no mundo da bola. Quanto equívoco!

O futebol é um esporte sensacional e com a emoção à flor da pele justamente por se escorar no imponderável e passar muito distante da lógica. Por mais que tentem, nunca conseguirão tirar a essência do futebol. Viva o imponderável. Viva a zebra. Viva o futebol e sua emoção.

Quer justiça? Procure em outro esporte, esqueça o futebol.

 

Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

Twitter: @salgueirofc

Foto: UOL

Últimas do seu time