O goleiro é privilegiado por tocar a bola com as mãos. É o camisa 1; e em poucos minutos vira herói ou vilão quando a decisão é resolvida nos pênaltis devido a sua grande responsabilidade na partida neste momento. E quando é o próprio goleiro quem balança a rede? Quanto orgulho!
No Dia do Goleiro, celebrado neste 26 de abril, o trader esportivo Juliano Fontes listou os 5 maiores goleiros artilheiros da história do futebol. Para ele que tem conhecimento técnico sobre futebol devido ao seu trabalho com o trading esportivo, o goleiro é o jogador que mais precisa de frieza emocional. “O goleiro não se martiriza por um dia ruim e é reconhecido por sua disciplina e foco”, analisa o especialista da modalidade que consiste comprar e vender resultados de jogos com os outros investidores baseados em estudos e estatísticas.
O trader completa que para ter um bom time é necessário ter um bom goleiro “A determinação e coragem de um goleiro são características marcantes deste jogador de posição única”, completou. Veja a lista dos top 5.
Rogério Ceni – Brasil
Rogério Mücke Ceni, hoje treinador do São Paulo Futebol Clube, defendeu a camisa deste time por 25 anos interruptos como goleiro. Foram 132 gols marcados em sua carreira. 70 de pênaltis. É considerado o maior goleiro artilheiro da história do futebol.
Chilavert – Paraguai
José Luis Félix Chilavert González, mais conhecido como Chilavert é paraguaio mostrou grande habilidade e experiência para cobrar faltas e pênaltis. Marcou 62 gols , sendo o mais famoso pela seleção, nas eliminatórias da Copa de 98, em um empate de 1 x 1 contra a Argentina no Monumental de Núñez. Neste mundial inclusive fez uma belíssima campanha levando o título de goleiro mais eficiente da Copa. Bateu recorde mundial de gols em um apartida feito por um goleiro (3).
Ivankov - Bulgária
Dimitar Ivanov Ivankov – mais conhecido como Ivankov, atuava como goleiro na seleção da Bulgária. Conseguiu balançar a rede dos adversários por 40 vezes.
Higuita – Colômbia
José René Higuita Buros Zapata, conhecido como Higuita é ex-goleiro da seleção colombiana onde vestiu a camisa por 68 partidas onde marcou 3 gols. No total de sua carreira jogou 450 jogos oficiais e marcou 41 gols (37 de penaltis e 4 de falta).
Márcio – Brasil
Márcio Luiz Silva Lopes Santos Souza, mais conhecido como Márcio joga atualmente no Goiás. Marcou 38 gols em sua carreira.
Curiosidade
Prass – Brasil
Fernando BüttenbenderPrass, goleiro do Palmeiras tem uma história interessante. Ele não batia pênalti. Cobrou apenas 2 em sua carreira. Um ele errou e outro deu o título da Copa do Brasil ao Palmeiras em 2015.
Foto: UOL