O treinador contou que tomou chá de folha de coca para amenizar o incômodo

O treinador contou que tomou chá de folha de coca para amenizar o incômodo

O técnico Cuca reconheceu ter sentido os efeitos da altitude de La Paz, onde o Atlético-MG está desde sábado se preparando para a partida desta quarta-feira, contra o Strongest, pela quarta rodada do grupo 3 da Libertadores. O treinador contou que tomou chá de folha de coca para amenizar o incômodo.
"Eu senti muito, dor de cabeça, aquela faca, ao invés de pegar na barriga, pega na cabeça, a boca seca, muito difícil, acorda toda hora, acho que todos sentiram isso. Mas nós tomamos chá de coca. Os jogadores não podem tomar?, observou Cuca.
O chá de folha de coca é tradicionalmente adotado em países que ficam em altitude elevada, caso de La Paz, que está a 3.600 metros, e serve para amenizar os efeitos causados pela altura.
 Desde a chegada a La Paz, alguns membros da comissão técnica e do staff do Atlético sentiram mais os efeitos da altitude. Por outro lado, atletas também chegaram a reclamar, principalmente de dor de cabeça e náusea.
"No primeiro dia de treino, senti uma diferença grande com dor de cabeça e dor de garganta. À noite você acorda com a garganta e o nariz incomodando. Hoje, eu me sinto muito melhor do que no primeiro dia. Logicamente que não vamos adaptar 100% até o dia do jogo, mas quanto mais é o melhor para a gente no decorrer da partida?, observou o meia-atacante Bernard.
Para diminuir os efeitos da altitude, os jogadores, que não podem tomar o chá de coca, ganharam atenção especial da comissão técnica, que vetou refrigerantes e outras bebidas gasosas, além de estabelecer refeições, em menor quantidade, sete vezes ao dia para o grupo.
Para a partida desta quarta-feira, que ocorrerá às 22h, os jogadores terão, tanto no vestiário quanto ao lado do banco de reservas, como aconteceu em todos os treinamentos, balões de oxigênio, caso necessitem utilizar para recuperar o fôlego.
Foto: UOL

Últimas do seu time