Portugal venceu a República Tcheca pelo placar de 1 a 0

Portugal venceu a República Tcheca pelo placar de 1 a 0

Caros leitores, ao que tudo indica que Cristiano Ronaldo acordou na UEFA Euro 2012 no momento em que a seleção de Portugal mais precisava. Nas quartas de final, o time português encarou a modesta seleção da República Tcheca e venceu pelo placar de 1 a 0, jogando um grande futebol contra um time tcheco inoperante, que chutou apenas duas bolas no gol durante os 90 minutos de partida.

A Seleção de Portugal foi muito bem no jogo e merecia ter vencido por uma margem maior de gols se não fosse as duas bolas na trave de Cristiano Ronaldo e as grandes defesas do grande goleiro Petr Cech, que fez de tudo para segurar o empate sem gols e levar a partida para a prorrogação. Mas isso não foi possível.
 
Além da vitória de Portugal, o mais importante a se destacar é o fato de o craque Cristiano Ronaldo ter se tornado um jogador decisivo para a sua seleção na Eurocopa. Com o gol marcado neste jogo, o craque luso chegou a três gols na UEFA Euro, igualando os jogadores Mário Gómez, Alan Dzagoev e Mario Mandzukic, empatados com Ronaldo na artilharia da competição. 

Com a vitória sobre os tchecos nas quartas de final, Portugal volta a disputar uma semifinal de Eurocopa, fato que não acontecia desde 2004, quando venceu a Holanda pelo placar de 2 a 1, gols de Cristiano Ronaldo e Maniche. Mas não foi apenas em 2004, que Portugal sentiu o gosto de jogar uma semifinal de Eurocopa.

Na Euro 1984, na França, o time português foi eliminado nas semifinais para a França n derrota de 3 a 2, em um jogo que foi decidido na prorrogação. Rui Jordão marcou os dois tentos de Portugal, enquanto Domergue (duas vezes) e Platini marcaram para a França. O mesmo aconteceu na Euro 2000, quando Portugal voltou a perder para  França em uma semifinal de Eurocopa, desta vez pelo placar de 2 a 1, gols de Nuno Gomes (POR), enquanto Henry e Zidane marcaram para os franceses.

O mais curioso disso tudo é que Portugal encara na semifinal da UEFA Euro 2012 o vencedor do jogo entre Espanha e França. Com isso, Portugal tem chances de encarar mais uma vez a França em uma semifinal de Eurocopa.

A vitória contra os tchecos também serviu para Portugal dar um troco por causa da derrota de 1 a 0 nas quartas de final da Euro 1996, na Inglaterra. Os tchecos eliminaram Portugal da competição, com o gol de Karel Poborsky. Vale lembrar que na Euro 2008, tchecos e portugueses jogaram na primeira fase, com vitória lusitana por 3 a 1.

Voltando ao jogo entre tchecos e portugueses, o primeiro duelo das quartas de finais da Eurocopa foi marcado por ser um confronto de ataque contra defesa. Portugal fez uma partida muito boa, mas também a equipe lusa não sofreu nenhum tipo de susto contra a inoperante seleção tcheca, que fez uma partida muito fraca, menos o goleiro Petr Cech, que mostrou ser a grande estrela da sua seleção já com seus 30 anos de idade nas costas.

Outro ponto a se destacar é o fato de Cristiano Ronaldo ter se tornado um jogador voluntarioso dentro de campo ao contrário que ele era antes, um jogador individualista que só via seu próprio bem. Hoje, principalmente nos dois últimos jogos da UEFA Euro 2012, o craque luso tem jogado mais pelo time e prezado o coletivo até nas suas entrevistas.

A mudança de postura do jogador é evidente e isso pode ser muito benéfico ao time de Paulo Bento. Essa mudança de comportamento do jogador pode ser determinante para ele buscar levar Portugal ao topo da Euro e tentar desbancar Lionel Messi como melhor do mundo.

Por fim, só para mostrar o amplo domínio dos portugueses no jogo. Portugal chutou 22 bolas no gol. Cristiano Ronaldo chutou oito vezes ao gol de Petr Cech.

Curiosidade:

Cristiano Ronaldo chegou ao seu sexto gol em Eurocopas, se tornando terceiro maior artilheiro da história da competição, ao lado de Zlatan Ibrahimovic, Thierry Henry, Ruud Van Nistelrooy, Patrick Kluivert e Nuno Gomes. Michel Platini, com nove gols, e Alan Shearer, com sete, são os maiores artilheiros da competição.

Até o momento, na Eurocopa, Cristiano Ronaldo foi o jogador que mais finalizou no torneio, sendo 14 chutes no gol e 15 para fora.

Imagem: @CowboySL

Últimas do seu time