Garrincha talvez tenha sido o jogador mais espetacular de todos os tempos. Espetacular na acepção da palavra. Dava espetáculo. Show.
Esta é a opinião, quase unânime, entre todos aqueles que o viram jogar, principalmente pela Seleção Brasileira e o Botafogo, clube que defendeu por 12 anos.
Pernas tortas contrariando princÃpios básicos para o fÃsico de um atleta profissional.
Deficiência que utilizou a seu favor, dribles aterrorizantes aos "Joões", alcunha que o próprio ponta deu a seus marcadores. Poucos marcadores, é verdade. A maioria foi espectador privilegiado...
Como não era fácil lhe tirarem a bola, seus joelhos sofreram as consequências, que as infiltrações foram apenas uma solução paliativa. A partir de 1963 a queda de rendimento foi vertiginosa, tanto pelo lado fÃsico quanto pela saúde, debilitada pelo alcoolismo, que lhe custou a vida, por conta da cirrose hepática.
Corintiano fanático, daqueles que não perdiam jogos do time de coração, Waldemar Micheletti, aposentado, 76 anos, relembra a estreia de Garrincha no Corinthians, em 2 de março de 1966, contra o Vasco, no Pacaembu.
"Assisti a estreia do Garrincha na equipe do Corinthians contra o Vasco da Gama no Pacaembu, em 1966, jogo em que o Corinthians foi derrotado por 3 a 0, com dois gols de Célio e um de Maranhão. Foi decepcionante a estreia do jogador, visto que, já em fim de carreira, não produziu o que a torcida que compareceu com mais de 44 mil pessoas, esperava", relembra Waldemar.
Mesmo assim, segundo ele, a torcida foi carinhosa com o jogador, na ocasião com 32 anos, que considera como o maior ponta que viu jogar.
"O que vi de mais importante nessa partida, foi que a torcida corintiana, mesmo com sua fraquÃssima atuação, não deixou de aplaudir o jogador que, na minha opinião foi o maior ponta que o Brasil já teve. Infelizmente, até hoje, não ganhou o reconhecimento merecido, pois, no auge de sua forma, enchia os olhos até de adversários com seus dribles infernais (sempre pela direita), e que deixava seus marcadores sem saberem o que fazer para segurar o impetuoso jogador. Saudades......", finaliza Waldemar Micheletti, que já colaborou e colabora muito na seção "Que Fim Levou?" do Portal Terceiro Tempo, ajudando na identificação de jogadores, principalmente os alvinegros.
Eu voto no Garrincha
05/10/2018Garrincha e muito mais: ouça Ruy Castro no “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirantes
16/04/2018Justiça determina que herdeiros de Garrincha recebam prêmio de R$ 100 mil
10/10/2017Garrincha, Ruy Castro e o copo
02/06/2017TV Terceiro Tempo: “É obrigação encontrar os restos mortais de Garrincha”, desabafa Milton Neves
31/05/2017