Ação foi elogiada por sua forte mensagem de empoderamento e por sua pressão pela igualdade

Ação foi elogiada por sua forte mensagem de empoderamento e por sua pressão pela igualdade

A Copa do Mundo de futebol feminino, que começa no dia 7 de junho, na França, promete ser - na visão do presidente da Fifa, Gianni Infantino - uma Copa como você nunca viu.
 
E você já viu alguma vez a Copa do Mundo feminina? Provavelmente, não. Desta vez ela será transmitida pela Globo, e isso já faz uma enorme diferença, pelo menos aqui no Brasil.
 
Não espere muita coisa da seleção brasileira, dirigida por Vadão. O time vem de 9 derrotas seguidas na fase de preparação.
 
As melhores equipes do mundo são os Alemanha e Estados Unidos, atuais campeãs do mundo, no torneio disputado em 2015, no Canadá.
 
Mas a Alemanha também tem tradição e é forte. Foi bicampeã em 2003 (nos EUA) e 2007 (na China).
 
`TROCADALHO DO CARILHO`
 
A propósito da Alemanha, chamou a atenção esta semana um vídeo na página do jornal britânico The Guardian, no Instagram, com o seguinte título:
"A Alemanha está pronta: não temos bolas. Mas nós sabemos usá-las”.
 
O vídeo da campanha germânica foi elogiado por sua forte mensagem de empoderamento feminino e por sua pressão pela igualdade. Mostra algumas atletas alemãs e sua treinadora, Martina Voss-Tecklenburg, falando sobre o abuso que enfrentaram no futebol feminino.
 
É um trocadilho, sim. E foi proposital essa provocação ao futebol masculino, sempre mais divulgado e muito mais valorizado pela mídia e pelos patrocinadores. Por isso citação que remete aos testículos masculinos.
 
Acabou aquele tempo em que as pessoas aceitavam (e até achavam engraçado), frases como essa do escritor e dramaturgo Millôr Fernandes:
 
"O melhor movimento feminino ainda é o dos quadris”.
 
A reação das mulheres - no futebol ou em qualquer outra atividade - ganha cada dia mais força porque elas cansaram de ser sufocadas pelo machismo.
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As manchetes dos jornais deste domingo
 
As capas das revistas semanais
 
CONTROLE REMOTO - O que você pode ver hoje na TV
 
O Palmeiras dispara na liderança e o Grêmio sai da lanterna
 
O perigo que os torcedores estão correndo no Estádio Couto Pereira, em Curitiba
 
Luxa começa a botar ordem no Vasco. Barrou Maxi Lopes e o argentino pediu para ir embora

Últimas do seu time