Dirigentes das duas entidades se reuniram na sede da Uefa, na Suíça. Foto: Conmebol/Divulgação

Dirigentes das duas entidades se reuniram na sede da Uefa, na Suíça. Foto: Conmebol/Divulgação

A Conmebol e a UEFA se uniram para retomar a disputa da Copa Intercontinental. Em reunião em Nyon, na Suíça, dirigentes das duas entidades firmaram parceria para e encaminharam a possível volta do antigo mundial de Clubes, extinto no início dos anos 2000, quando a Fifa implementou o novo formato do torneio.

O debate sobre a volta da Copa Intercontinetal ganhou força depois que a Fifa colocou em prática os planos para tornar Mundial de Clubes uma competição a cada quatro anos, iniciando esse novo formato em 2021.

“Se discutiu a possibilidade de organizar jogos intercontinentais entre Europa e América do Sul, para uma variedade de grupos de idade, e tanto para mulheres como para homens. E será examinada mais a fundo por um comitê conjunto Uefa/Conmebol nos próximos meses”, diz o comunicado divulgado pela Conmebol após a reunião na sede da Uefa.

“Estamos trabalhando nisso há meses para ter uma reunião muito construtiva e proveitosa, e estou satisfeito por Conmebol e Uefa concordarem em cooperar mais em uma variedade de questões. Juntos, podemos fazer muito pelo desenvolvimento do futebol e espero ansiosamente por essa colaboração aprimorada. Este é apenas o começo”, afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez.

O documento divulgado pela Conmebol após a reunião, destaca acordo firmado acordo entre as entidades para promover o intercâmbio nos seguintes pontos:

- Educação, formação, desenvolvimento técnico e arbitragem;

- Promoção e desenvolvimento do futebol de base, juvenil e feminino;

- Organização de competições de futebol masculino, feminino e juvenil, além de futsal;

- Questões de marketing, jurídicas e de responsabilidade social;

- Segurança e proteção;

- Promoção de princípios éticos e de boa governança no futebol.

Últimas do seu time