Instituição já acolheu mais de 5000 pessoas em mais de 100 anos de história. Foto: Divulgação

Instituição já acolheu mais de 5000 pessoas em mais de 100 anos de história. Foto: Divulgação

O Retiro dos Artistas entrou no noticiário esportivo nesta semana por conta de ter oferecido, por meio de seu presidente, o ator Stepan Nercessian, residência ao ex-goleiro Manga e sua esposa. 

Com uma vitoriosa carreira nos gramados, tendo passado por Botafogo-RJ, Internacional-RS e Nacional do Uruguai, entre outros, Manga atualmente reside em Quito (Equador), mas enfrenta problemas financeiros e de saúde (renais).

Ele coleciona uma série de títulos importantes, entre eles quatro cariocas pelo clube da estrela solitária, o Brasileiro de 1976 pelo Colorado e a Libertadores da América de 1971 pelo Nacional.

Embora destinada aos que tenham desfilado seu talento pelos palcos, à frente das câmeras e em outros meios artísticos, esta não é a primeira vez que o local abre suas portas a quem não seja do meio artístico, exemplo disso é o saudoso jornalista Sérgio Noronha (1932-2020), que passou os últimos anos de sua vida na instituição.

Fundada em 13 de agosto de 1918 como Casa dos Artistas, o hoje Retiro dos Artistas, situado no bairro de Jacarepaguá (RJ), abriga 47 residentes. Sua longa história contabiliza mais de 5000 acolhimentos.

Os residentes contam com aulas de Yoga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e cinco refeições diárias.

Para isso, o Retiro dos Artistas depende de doações, que podem ser feitas a partir do site oficial da instituição. Eles aceitam doações em dinheiro, móveis, alimentos, roupas, eletrodomésticos e trabalho voluntário. Clique aqui e obtenha informações. 

O ator Stepan Nercessian ao lado de Manga. Foto: Divulgação

Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1918 e já acolheu mais de 5000 pessoas. Fotos: site oficial do Retiro dos Artistas

 

Últimas do seu time