Clayson comemora segundo gol do Corinthians sobre o Santos

Clayson comemora segundo gol do Corinthians sobre o Santos

Samir Carvalho
Do UOL, em São Paulo (SP)

O atacante Clayson terminou o mês de março como um dos melhores jogadores do Corinthians nesta temporada. A evolução se deve ao técnico Fábio Carille, que orientou o camisa 25 dentro e fora de campo. O treinador passou bastante confiança ao atleta, fator preponderante para que o jogador voltasse a apresentar o futebol que o consagrou em 2017, quando ele foi campeão Paulista e Brasileiro sob o comando de Carille.

O UOL Esporte apurou que Carille pediu para que Clayson voltasse a priorizar as jogadas de profundidade e deu liberdade para o jogador abusar dos dribles no "um contra um" e, principalmente, em direção ao gol.

Sendo assim, Carille corrigiu um dos defeitos de Clayson na última temporada e até no início deste ano - o corte para dentro na maioria das jogadas, opção do atleta que eliminava as suas jogadas de linha de fundo, espaço do campo que, na visão do técnico, o atacante é mais perigoso.

A conversa, que não teve tom de cobrança, já rendeu a Clayson o status de maior driblador do time no Campeonato Paulista. Segundo o Footstats, o camisa 25 tem 15 dribles na competição, média de 1,5 por jogo, e com bom percentual de acerto, 86,7%

O resultado do papo com Carille se viu em campo e, principalmente, nas fases finais do Campeonato Paulista. Contra a Ferroviária, nas quartas de final, o Corinthians empatou os dois jogos no "tempo normal" por 1 a 1, eliminando o time de Araraquara nos pênaltis.

Clayson foi o responsável pela assistência nos dois gols - de Gustagol no primeiro jogo e Júnior Urso no segundo. Nas duas jogadas, ele foi a linha de fundo após driblar o marcador e cruzou para o companheiro fazer o gol.

Contra o Santos, pela semifinal, no último domingo, em Itaquera, ele voltou a abusar das jogadas individuais e foi premiado com um belo gol após drible em Victor Ferraz e chute cruzado para marcar o gol da vitória corintiana por 2 a 1. Clayson, aliás, marcou dois gols na competição.

"Eu venho trabalhando bastante. A confiança do Carille, comissão técnica e o grupo me ajudam bastante. Fico feliz e quero manter o alto nível. Acho que o drible que não pode é o lá atrás, perto do nosso gol. Lá na frente, o Carille deixa a gente bem a vontade. Mas é aquilo que achar que tem que fazer no momento para atingir o objetivo e ajudar a equipe", disse Clayson.

Veja outros números de Clayson em 10 jogos no Paulistão:
Assistência para gols: duas (os líderes são Sornoza, com quatro, e Pedrinho, com três)

Assistências para finalizações: nove (média de 0,9 por jogo)

Desarmes: 16 (média de 1,6 por partida). Ele é o atacante que mais desarma e quinto do elenco, atrás de Fagner, Urso, Ralf e Avelar).

Faltas sofridas: 18 faltas. Ele é o mais "caçado" do Corinthians

Finalizações: 17. Clayson é o 2º que mais tenta finalizar a gol, só perde para o Gustagol, com 18. O camisa 25 acerta 35,3% dos chutes.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time