Novo presidente santista tenta renegociar dívida com o Hamburgo para evitar nova punição na Fifa. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Novo presidente santista tenta renegociar dívida com o Hamburgo para evitar nova punição na Fifa. Foto: Ivan Storti/Santos FC

A crise financeira vivida pelo Santos e que gera preocupação no torcedor foi potencializada ao longo dos últimos dias. Após assumir interinamente a presidência do clube com o afastamento de José Carlos Peres, Orlando Rollo revelou os problemas financeiros do Peixe e explicou que há chances reais de o clube sofrer uma nova punição na Fifa que perdendo seis pontos na tabela do Brasileirão.

O imbróglio se dá por conta de um processo do Hamburgo, da Alemanha, contra o Santos por conta do não pagamento pela compra do zagueiro Cleber Reis. O defensor, hoje na Ponte Preta, foi contratado em 2017, na gestão do ex-presidente Modesto Roma, custando, na época, 2,5 milhões de euros. Com multa e juros pelo não pagamento, a dívida hoje ultrapassa os 4 milhões de euros.

Sem receber o valor, o clube alemão acionou a Fifa que puniu o Peixe impedindo o clube da Vila Belmiro de contratar qualquer jogador. Acontece que a partir do dia 13 deste de outubro Hamburgo pode ir novamente à Fifa alegando ainda não ter recebido os valores e solicitar uma nova punição ao Peixe.

A data está determinada, pois é no dia 13 de outubro que se abre a janela internacional de transferências. Ocorre que uma nova punição pode ser aplicada a partir da terceira janela em que o clube está punido: o alvinegro recebeu a proibição em março, quando a primeira janela de transferências estava aberta, e passou pela segunda janela no período entre julho e agosto onde já estava proibido contratar.

Depois de ser proibido de contratar, a próximo punição imposta ao Peixe seria a perde de seis pontos no Campeonato Brasileiro ou até mesmo a eliminação da Libertadores. A punição não é algo automática. Para acontecer, será necessário que o Hamburgo faça a solicitação junto à Fifa. O exemplo mais recente dessa punição no futebol brasileiro é o Cruzeiro que iniciou a Série B perdendo seis pontos na classificação por conta da dívida que tem com Al Wahda pelo empréstimo do volante Denílson.

O Santos hoje ocupa a 9ª posição na classificação do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos somados. A eventual perda de seis pontos colocaria o Peixe nna 16ª posição, próxima da zona de rebaixamento, com 11 pontos.

Desde que assumiu, o novo presidente santista afirma estar em contato com o time alemão para renegociar ou quitar a dívida. Sem dinheiro e sem crédito no mercado segundo o próprio Orlando Rollo, a salvação do Santos seria vender algum jogador ao mercado internacional. O atleta mais cobiçado do elenco santista hoje é o zagueiro Lucas Veríssimo que já gerou interesse de times de Portugal e Itália. O defensor é avaliado em cerca de 8 milhões de euros, mas a situação desesperadora pode fazer a direção alvinegra a aceitar propostas abaixo dessas cifras.

Últimas do seu time