Bruno Henrique e Dudu comemoram gol do Palmeiras diante do Atlético-MG no Mineirão

Bruno Henrique e Dudu comemoram gol do Palmeiras diante do Atlético-MG no Mineirão

Diego Salgado
Do UOL, em São Paulo

Melhor ataque, defesa menos vazada e líder isolado do Brasileirão mesmo com o resultado da vitória sobre o Botafogo suspenso pelo STJD. Todos esses atributos mostram que o Palmeiras segue a trilha de equipes campeãs ao fim do campeonato nacional, como Corinthians, Cruzeiro e São Paulo, além do próprio clube alviverde.

Somente em uma edição do Brasileirão de pontos corridos, por exemplo, uma equipe havia conseguido ser líder com os melhores números no ataque e na defesa nas seis primeiras partidas da competição: o Corinthians, em 2011, vencedor daquela edição.

A pontuação alcançada pelo Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, por sua vez, é bem rara. Desde 2003, em apenas três anos um time conseguiu atingir os mesmos 16 pontos em 18 disputados do time alviverde. Novamente o Corinthians, em 2010, 2011 e 2017 - o time alvinegro se sagrou campeão nas duas últimas temporadas citadas.

Já a defesa do Palmeiras segue como ponto forte da equipe, principalmente quando a dupla Gustavo Gómez e Luan está em campo. Com eles, a equipe ainda não foi vazada. Os dois gols sofridos no Brasileirão colocam o Palmeiras como a segunda melhor equipe no quesito desde a implementação dos pontos corridos.

Apenas o Ceará, em 2010, apresentou melhor desempenho (um gol nos primeiros seis jogos). São Paulo e Corinthians, em 2007, também sofreram dois gols no mesmo número de duelos - o time tricolor deu a volta olímpica ao fim do campeonato. O Inter, em 2016, repetiu a performance.

O ataque palmeirense foi às redes em 14 oportunidades. Ele fica atrás de três equipes a partir do primeiro campeonato de pontos corridos. Grêmio, em 2017, e Vitória, em 2004, marcaram 16 vezes. O recordista é o Cruzeiro, que fez 18 no início da campanha do título conquistado 16 anos atrás.

Palmeiras faz sua melhor campanha em 25 anos
Há outros indícios de que o Palmeiras está no caminho do título brasileiro. O time alviverde faz sua melhor campanha desde 1994, ano marcado pelo bicampeonato nacional sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Naquela oportunidade, o Palmeiras também venceu cinco jogos e empatou um nos primeiros seis confrontos. À época, o Brasileirão era composto por duas fases iniciais e duelos de mata-mata a partir das quartas de final. O time alviverde chegou a vencer 11 dos 12 jogos iniciais e só foi derrotado na 14ª rodada (o Flamengo venceu por 2 a 0 no Maracanã).

Em 2016 e 2018, temporadas em que o Palmeiras conseguiu erguer a taça do Brasileirão, a pontuação era bastante inferior à atual. No ano passado, a equipe ainda treinada por Roger Machado somava 11 pontos e ocupava a quarta posição. Dois anos antes, o time alcançou a marca de 12 pontos, novamente no quarto lugar da tabela.

A campanha do Palmeiras é a melhor desde 1999. Naquela edição, o Corinthians, que seria bicampeão brasileiro em dezembro, venceu os sete primeiros jogos do campeonato, mesma marca de Inter, em 1978, e Bahia, em 1986. O recorde é do Atlético-MG, que venceu os oito primeiros duelos da edição de 1977.

Foto: Thomas Santos/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time