Hoje, 15/11/13 estou trabalhando em frente ao Clube Espéria e não tem como não pensar nas inúmeras conversas que tive com o Luíz Camargo Wolfmann, o Luizão, falando dos seus treinos de musculação naquele clube, onde também o Eder Jofre fazia sua corrida matinal, na época que era campeão mundial, na pista de atletismo desse mesmo clube. Meus pensamentos foram para Henrique Matteucci, jornalista amante do boxe que escreveu o livro "Galo de Ouro", e que através de suas pesquisas pudemos tomar conhecimento que foi naquela região que foi visto pela primeira vez um par de luvas de boxe no Brasil.

Na região do Campo do Floresta, Clube de Regatas Tietê, no início do século passado ficava o mais importante parque esportivo de São Paulo, e um francês (ex peso pena) que veio à trabalho na companhia de ópera do italiano Titã Ruffo, e desafiou para trocar golpes com ele o engenheiro paulistano Luís Araripe Sucupira, um homem com um físico avantajado, que ao ver o pequeno francês, aceitou prontamente o desafio e para a surpresa de todos, recebeu muitos golpes, ficou tonto, perdido, sem conseguir atingir o francês. Esse fato aconteceu em 16/03/1913.
Menos de 50 anos depois do foto acima, um brasileiro conquistou o título mundial de boxe profissional, 18/11/60, Eder Jofre no peso galo (53,520) depois o próprio Eder Jofre subiu de peso e conquistou no peso pena (57,150 kg), em seguida o Miguel de Oliveira no peso super meio médio (69,850 kg), alguns anos depois Acelino "Popó" Freitas no peso super pena (58,970 kg) e peso leve (61,230 kg), e ainda o Valdemir "Sertão" Pereira no peso pena (57,150 kg).
Desde os anos 50 do século passado tivemos boxeadores que fizeram história, que foram ovacionados pelo público presente no Ginásio do Pacaembu todas as sextas-feiras. Já nos anos 60 o público lotava o Ginásio do Ibirapuera para assistir Eder Jofre.
Nos anos 70, em todas as sextas-feiras, o boxe profissional acontecia no Ginásio do CMTC Clube e era transmitido ao vivo pela TV Gazeta. Ainda pudíamos assistir boxe profissional no Ginásio do Ibirapuera com lutas do Miguel de Oliveira, Eder Jofre, Servílio de Oliveira, Luís Carlos Fabre, entre outros.
Nos anos 80 o público podê assistir boxe nos Ginásios do Pacaembu e Ibirapuera "Maguila", Chiquinho de Jesus, Thomaz da Cruz e outros.
Final dos anos 90 acompanhamos as conquistas dos títulos do "Popó" e do "Sertão", e todos os boxeadores citados acima foram campeões brasileiros em suas categorias no boxe amador (olímpico), representaram nosso país em competições internacionais e fizeram a transferência para o boxe profissional, conquistaram títulos nacionais e internacionais também.
Nos dias de hoje o boxe profissional brasileiro está adormecido, tivemos a derrota do Laudelino Barros há algumas semanas atrás e o que nós temos? Patrick Teixeira, Douglas Ataíde, quantos mais? Quando e onde poderemos acompanhar lutas dos boxeadores profissionais brasileiros?
O que está faltando? Promotores? Boxeadores de qualidade? Técnicos de boxe com qualidade?
Hoje estamos esperançosos com a transferência dos irmãos Falcão para o boxe profissional, depois que eles conquistaram as medalhas olímpicas na última edição dos Jogos Olímpicos.
Nos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro o boxeador brasileiro Pedro Lima conquistou a medalha de ouro ao vencer o americano Demetrius Andrade na luta final.
Foi uma luta muito equilibrada e emocionante que eu tive a felicidade de comentar ao vivo pela televisão.
Na semana passada assisti a conquista do título mundial da categoria de super meio médio pelo americano Demetrius Andrade no boxe profissional. Aí eu pensei, e o Pedro Lima? Por onde anda o campeão pan-americano de 2007? Ele está lutando boxe ainda? Transferiu-se para o boxe profissional? Onde está o boxeador brasileiro que venceu esse campeão mundial?
*** Estou anexando uma foto em que estão o ex-técnico do Corinthians (Gaúcho), ex-técnico da Pirelli (Antonio Ângelo Carollo) e o ex-técnico do CMTC Clube (Arlindo de Oliveira) todos foram, além de técnicos de boxe, educadores. Os três foram boxeadores de qualidade, formaram boxeadores de muita qualidade como: João Henrique, Chiquinho de Jesus, João Mendonça, Diógenes Pacheco, Expedito Alencar, Servílio de Oliveira e muitos outros.
Na outra foto, contam eu e o boxeador Pedro Lima após receber a medalha de ouro dos Jogos Panamericanos de 2007. E no primeiro anexo estou eu e Henrique Matteucci.
Imagem: CowboySL


Últimas do seu time