Pedro Henrique chegou a Portugal na metade de 2015 após começar no Goiás

Pedro Henrique chegou a Portugal na metade de 2015 após começar no Goiás

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

Pedro Henrique pode não ser muito conhecido no Brasil ainda, mas em Portugal está em alta. Na recente janela de transferências, o zagueiro formado pelo Goiás assinou em definitivo com o Vitória de Guimarães e confirmou a grande fase na Europa. O acordo com o clube tem um fato que chama atenção: a multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 120 milhões).

O valor da cláusula contratual foi confirmado oficialmente pelo Vitória de Guimarães, dois dias antes do fechamento da janela em Portugal. O clube chegou a temer a saída do zagueiro para o Porto.

Também conhecido como Pedrão, o defensor assinou até 2022 depois de jogar por três temporadas com contrato de empréstimo. O clube português comprou percentual dos direitos e não titubeou ao fixar multa pesada.

Os números explicam a postura do Vitória de Guimarães. Em recente ranking de desempenho individual promovido pelo jornal Record, Pedro Henrique apareceu em quarto na lista de melhores jogadores do Campeonato Português. Atrás apenas de Gelson Martins, do Sporting, e da dupla do Benfica formada por Semedo e Pizzi.

A fama em solo português pode surpreender pela passagem sem tanto brilho no Brasil. Pedro Henrique surgiu no Goiás em 2010 e ganhou espaço três anos depois. Em 2015, foi para o Cianorte-PR e de lá passou para Portugal logo depois.

No Vitória de Guimarães ascendeu do time B ao principal rapidamente e fechou a última temporada como o jogador que mais atuou no time. Nesse período, também ganhou a faixa de capitão e se tornou peça-chave da equipe.

Foto: Reprodução/Vitória Guimarães

Últimas do seu time