País inicia competição com três atletas com boas chances de medalha

País inicia competição com três atletas com boas chances de medalha

O Mundial de Atletismo Indoor começa nesta quinta-feira, em Birmingham, na Inglaterra e o Brasil será representado por sete atletas, sendo que três deles entram com boas chances de medalha.

O mais conhecido deles é Thiago Braz, campeão olímpico no Rio, em 2016, quando alcançou incríveis 6m09 no salto com vara, derrubando o favorito francês Renaud  Lavilleni. Thiago manteve a regularidade e chega ao mundial com a segunda marca do mundo, 5m90, igualada a do próprio Lavilleni. O líder do ranking de 2018 é o polonês Piotr Lisek. É uma das boas apostas do país.

Outro que entra como favorito é Almir Júnior, de 24 anos, que tem a melhor marca do ano no salto triplo, com 17m37. Almir vem mantendo grande regularidade e sempre saltando acima de 17 metros. 

O salto triplo é uma tradição no país e muitos atletas já ganharam medalhas olímpicas e em mundiais.  Adhemar Ferreira da Silva tem dois ouros olímpicos, Nelson Prudêncio tem uma prata e um bronze, e João Carlos de Oliveira tem dois bronzes. Outro destaque é Jadel Gregório, que tem uma prata num mundial outdoor e outras duas pratas em mundiais indoor.

Outro que entra com boas chances é Darlan Romani, quarta melhor marca do ano no arremesso de peso, com 21m68. Ele conseguiu um feito inédito no Rio 2016 quando se tornou o primeiro brasileiro a ser finalista olímpico nessa prova. O líder do ranking é Tomás Stanek, da República Checa, com 22m17.

Quem entra como azarão é Nubia Soares, no salto triplo. Ela veio de uma lesão e por isso está em 14º lugar no ranking, mas em 2017 chegou a saltar 14m56. Só para ter uma idéia, a melhor marca desse ano é da americana Keturah Orji, com 14m53, abaixo da melhor marca de Nubia.

Nos 60 metros rasos, prova não olímpica, estarão em ação a experiente Rosângela Santos, que finalista do Mundial de Londres, em 2017, batendo o recorde sul-americano, e a jovem Vitória Rosa, de 22 anos.

O último brasileiro é Gabriel Constantino, nos 60 metros com barreiras, prova que também não é olímpica. Ele tem a 14ª melhor marca de 2018.

O Mundial Indoor é disputado desde 1985 e o Brasil já conquistou  quinze medalhas na história da competição, sendo dez no masculino e cinco no feminino.

Últimas do seu time