Preparado com bacalhau em lascas fritas no azeite, cebola-roxa, cebola-branca, alho fatiado e pimenta dedo-de-moça, o petisco é servido com fatias de pão português. Foto: Divulgação

Preparado com bacalhau em lascas fritas no azeite, cebola-roxa, cebola-branca, alho fatiado e pimenta dedo-de-moça, o petisco é servido com fatias de pão português. Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o tradicional Mortadela Brasil, famoso bar no box 4 do mezanino do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão SP, participa do Comida di Buteco, maior concurso nacional dedicado à valorização da cultura dos botecos autênticos. O bar é referência entre paulistanos e turistas por seus lanches generosos e saborosos, que combinam quantidade e qualidade. Para a competição que este ano, 2025, festeja 25 anos de história, a casa surpreende com um prato mais delicado: o Petisco de Bacalhau do Leonardo.

Preparado com bacalhau em lascas fritas no azeite, cebola-roxa, cebola-branca, alho fatiado e pimenta dedo-de-moça, o petisco é servido com fatias de pão português e busca conquistar jurados e público com sabor, apresentação e equilíbrio. O prato está disponível até 11 de maio, pelo valor fixo de R$ 35,00, em linha com todos os concorrentes do país.

Segundo os sócios da casa, os irmãos José Carlos Freitas e José Maurício de Freitas, o petisco é uma releitura da famosa Punheta de Bacalhau, de Portugal e, ainda, uma homenagem ao pai de ambos, Leonardo de Freitas, que fazia o prato em casa e em seu bar na Pompéia. “O nosso, além de não ter azeitonas, é frito no azeite. Fizemos exatamente de acordo com a tradição da nossa família”, afirma José Carlos Freitas.

O empresário conta que nos primeiros dias do Comida di Buteco, que teve início em 11 de abril, já é possível perceber o aumento da frequência da casa. “O movimento cresceu cerca de 15%”, informa.

Bar Mortadela Brasil: rua da Cantareira, 306 – Mezanino – Box 4 – Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão SP); Tel/WhatsApp: (11) 3311-0024 Instagram: @mortadelabrasil; Site: www.mortadelabrasil.com.br. Lançamento para o Comida Di Buteco: Petisco de bacalhau do Leonardo - bacalhau frito no azeite em lascas com cebola-roxa, cebola-branca, alho filetado e pimenta-dedo-de-moça. Acompanha fatias de pão português. Horário: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 18h; e aos domingos e feriados, das 8h às 16h.

Concurso nacional com alma de boteco

O Comida di Buteco não é um festival, mas sim um concurso nacional, que este ano celebra 25 anos de história. Participam 1063 butecos, em mais de 20 cidades brasileiras. O público e o júri votam com peso igual (50% cada) e atribuem notas de 1 a 10 em quatro quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. A apuração é feita por um instituto de pesquisa independente. Os bares com as piores notas — cerca de 20% — ficam automaticamente fora da edição seguinte, o que reforça o compromisso com qualidade e autenticidade.

Criado em 2000, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem como objetivo resgatar e valorizar os bares com alma e tradição — os “butecos”, como os mineiros chamam com afeto. O projeto cresceu e hoje forma uma verdadeira “nação butequeira”, que percorre as cidades participantes votando, degustando e promovendo os pequenos negócios que são parte do tecido afetivo e cultural do Brasil.

Serviço do Comida di Buteco 2025

Período: 11 de abril a 11 de maio

Preço fixo do petisco em todos os estabelecimentos: R$ 35,00

Avaliação: Público e júri (50% cada), com notas de 1 a 10 para petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida

Resultado: O melhor boteco de cada cidade será classificado para a final nacional

Nos “Butecos” do Brasil: 25 anos de História*

1999

Numa festa de fim de ano da extinta Rádio Geraes, Eduardo Maya (produtor do programa Momento Gourmet), João Guimarães (proprietário da emissora) e Maria Eulália Araújo (gerente de marketing e comercial) decidem criar um evento que valorize a cozinha de raiz e os butecos de Belo Horizonte. Com apoio financeiro e de mídia da Rádio Geraes, nasce o primeiro concurso dedicado exclusivamente à cultura de buteco, o Comida di Buteco.

2000

Acontece a edição de estreia do Comida di Buteco, com 10 participantes. Logo no ano de inauguração, o concurso conquista público e crítica.

2005

Com o fechamento da Rádio Geraes, o concurso se torna independente e nasce a empresa Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda. Nesse momento, o Comida di Buteco já é o maior concurso do gênero no Brasil.

2007

O Comida di Buteco é citado pela primeira vez no The New York Times. Os gringos se rendem ao sabor dos butecos de Belo Horizonte.

2008

Começa a expansão por outras cidades: Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador entram para o concurso.

2010

Mais circuitos integram o Comida di Buteco de forma definitiva: Vale do Aço, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia, em Minas Gerais, além de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior paulista.

2011

Outros quatro circuitos são inaugurados: Belém, Fortaleza, Juiz de Fora e Manaus.

2012

O Comida di Buteco chega a São Paulo, maior cidade do Brasil, com 50 butecos participantes.

2013

Presente em 16 cidades brasileiras, o Comida di Buteco é amplamente reconhecido por seu papel de divulgação da cozinha de raiz e valorização dos pequenos negócios familiares. Pela primeira vez, um tema comum a todas as praças é escolhido para a criação dos petiscos: a linguiça e/ou a mandioca. O concurso passa a ser realizado simultaneamente em todos os circuitos, ganhando ainda mais força nacional.

2015

Com o tema frutas e quatro novos circuitos – Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Recife –, o Comida di Buteco chega às cinco regiões brasileiras e passa a totalizar 20 cidades.

2016

Pela primeira vez, é realizada a etapa nacional, em que os campeões locais disputam o título de melhor buteco do Brasil.

2017

Com o tema cereais, o concurso chega à sua 10ª edição no Rio de Janeiro, em Uberlândia, no Vale do Aço, em Salvador e em Goiás – que passa a ter o caráter estadual com a integração de Aparecida de Goiânia.

2018

Na 19ª edição, o concurso chega a mais uma cidade da Região Sul. Florianópolis entra oficialmente na rota da disputa mais temperada do país.

2019

O Comida di Buteco comemora 20 anos!

2021

Após quatro adiamentos por conta da pandemia de Covid-19, o concurso é realizado e leva motivação e alento aos butecos.

2022

Com tema livre, o concurso volta com força total, quebrando recordes de votos, público e faturamento dos butecos. Também completa 10 anos de realização em São Paulo e 15 anos no Rio de Janeiro.

2023

Estreiam quatro novas praças na Região Sul: Joinville, Blumenau, Londrina e Maringá. O tema escolhido foi ervas e especiarias. O concurso atinge 25 circuitos e 1.000 butecos participantes.

2024

O concurso passa a integrar as experiências físicas e digitais, alcançando métricas incríveis nas redes sociais, além de levar ainda mais público e faturamento para os butecos.

2025

O Comida di Buteco comemora 25 anos!

Últimas do seu time